O controle acionário das unidades de Contagem, Betim e Curitiba da empresa Toshiba América do Sul foi transferido para um grupo de investidores brasileiros. O novo controlador da empresa é Fram Capital, fundo de investimentos em participações, de origem brasileira e com sede na cidade de São Paulo. A empresa, que passou ter a razão social Transformadores e Serviços de Energia das Américas (TSEA Energia), opera no mesmo segmento de mercado com o licenciamento da marca e acordo de uso da tecnologia Toshiba.
Para oficializar o início das operações e em comemoração aos 50 anos da TSEA/Toshiba foi realizada nesta terça-feira, 19 de junho, na unidade Contagem, uma solenidade com autoridades e instituições do município. O vice-prefeito Willian Barreiro, o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sant Clair Terres, o CEO da Fram Capital, Henry Gonzalez, o diretor da TSEA Energia, Robson Tadeu Lage Alves, o presidente do Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (CIEMG), Cássio Braga e outras autoridades participaram do evento.
Para o vice-prefeito, Willian Barreiro, é um prazer participar de um evento importante tanto para a empresa, quanto para Contagem. “Este é um evento histórico para Contagem. A empresa completa 50 anos pela fabricação de transformadores e prestação de serviços de qualidade. Por outro lado, a Administração Municipal tem o compromisso e o dever de dar segurança, tranquilidade e favorecimento aos empreendedores. Fazemos a gestão de uma cidade com uma logística diferenciada e por isso, a TSEA e a Fram Capital acreditam hoje em Contagem e investem em novos empreendimentos com a certeza de que estão se instalando em um município que valoriza os empresários e que busca cada vez mais a desburocratização dos processos”, finalizou.
O CEO da Fram Capital, Henry Gonzalez, lembrou de uma pesquisa divulgada na última semana que mostra que 63% das pessoas gostariam de sair do Brasil. “Estamos em uma fase de grande pessimismo, mas no final o Brasil se reinventa. Temos que acreditar nas nossas potencialidades e esta é uma cerimônia singular onde um capital brasileiro está comprando uma operação de uma empresa estrangeira, sendo que o padrão dos últimos anos foi o contrário. Temos que apostar que no Brasil vamos fazer a nossa vida e construir melhorias. Nossa tarefa portanto, é fazer com que as pessoas tenham mais oportunidades e criarmos compromissos com a comunidade”, destacou.
Segundo o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sant Clair Terres, Contagem demonstra seu potencial industrial ao intensificar as relações com uma empresa que acumula cinco décadas de existência e um vínculo representativo com o município, gerando emprego e renda para a população, além de contribuir para o desenvolvimento do município.
Regida pelo maestro Eliseu Barros, a Orquestra Jovem Ramacrisna marcou a solenidade com uma apresentação especial.