Na tarde desta segunda-feira (25), cerca de 70 pessoas, entre guardas civis, alunos das áreas da saúde e da educação participaram de uma roda de conversa sobre políticas públicas voltadas ao enfrentamento do uso de álcool e outras drogas na Faculdade Única de Contagem. O evento faz parte da programação da Semana de Enfrentamento e Prevenção ao Uso/Abuso de Álcool e Outras Drogas, promovida pelo pela Prefeitura de Contagem.
No encontro as professoras Lívia Pires Guimarães e Neliana Buzi Figlie, lançaram o jogo “Oráculo de Prevenção: Guia Prático” e foram as mediadoras da conversa. Elas apresentaram o guia que tem um jogo interativo para descontruir mitos e fortalecer verdades, além disso explicaram a importância em não dar ênfase às substâncias e sim à pessoa. A professora Lívia Guimarães explicou a dinâmica. “A proposta é experimentar, de maneira lúdica, o que é a prevenção. Nosso guia contém um livro que fornece noções teóricas de como construir a prevenção e o baralho é uma forma prática de fazer as pessoas entenderem como funciona no dia a dia, conhecer as histórias, identificar as situações e os fatores de risco envolvidos” ressalta.
Já a professora Neliana Figlie, ressalta a importância de ter participantes de diversas áreas e destaca a atuação dos guardas civis de Contagem. “É fundamental a participação multidisciplinar numa conversa sobre a prevenção de drogas e a participação dos guardas civis é essencial, porque eles têm contato diário com pessoas que fazem o uso recreativo de drogas, e esse é o melhor cenário para fazer a prevenção”, alerta.
Para o supervisor da Guarda Civil, Arlindo Júnior, o assunto abordado deve estar sempre em pauta. “Quanto mais conversamos sobre as formas de prevenção ao uso/abuso de drogas, mais entendemos do assunto e isso facilita nas abordagens que fazemos nas escolas. É um assunto delicado e precisa ser debatido frequentemente, para que o trabalho seja desenvolvido com êxito devemos nos atualizar e capacitar. Hoje tivemos a oportunidade de trocar experiências com duas profissionais que nos proporcionaram reflexões sobre o conceito de prevenção,” destaca.
O aluno de enfermagem, Ronan Iuly Pereira Prates, disse que os participantes tiveram uma excelente oportunidade para debater o tema e se prepararem para mudar o cenário atual do país. Ele parabenizou a prefeitura por promover uma semana dedicada a debater sobre a prevenção de drogas. “Parabenizo a gestão por se preocupar e promover ações que alertam os cidadãos sobre os fatores de risco e prevenção das drogas, esse é um grande passo para tornar os trabalhos de prevenção mais assertivos e eficazes”, afirma.
O evento foi uma parceria entre a prefeitura, a Faculdade Única e o Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e Outras Drogas de Contagem (Comadc).