Hoje, 26 de junho, data que marca a escolha da ONU como o Dia Internacional de Combate às Drogas, o Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e outras Drogas de Contagem (Comadc) realizou, em conjunto com vários atores que atuam com a temática, um Ato Público, na Praça Iria Diniz e, na ocasião, declarou Contagem como um território de prevenção ao uso/abuso de álcool e outras drogas.
Essa definição ocorre após uma semana intensa de atividades integradas de sensibilização e informação junto à população como rodas de conversa, mobilização e panfletagem em vários equipamentos públicos: Restaurantes Populares, Feira de Artesanato do Eldorado, Escolas, Centros de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas – Caps-Ad, blitz educativas, audiência pública, palestras, dentre outras.
O encerramento da Semana de Enfrentamento e Prevenção ao Uso/Abuso de Álcool e outras Drogas contou com a presença do prefeito Alex de Freitas, de representantes de órgãos de defesa estaduais e municipais, de entidades que atuam na prevenção, tratamento e reinserção social de dependentes químicos e familiares, além da comunidade que recebeu informações sobre o tema, participou e se divertiu com o conjunto das atrações disponíveis.
O prefeito Alex de Freitas rememorou seu discurso de posse, há um ano e meio, reafirmando seu compromisso de empreender todos os esforços em prol do enfrentamento e prevenção às drogas, na perspectiva de minorar os impactos sociais decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas. “Estamos empenhados para que Contagem seja uma referência neste trabalho”, disse.
A presidente do Comadc, Soraya Romina falou da alegria em receber os parceiros e manifestou seu contentamento em perceber o engajamento dos mesmos em prol da vida, da promoção da saúde e da prevenção às drogas. “Declaro oficialmente Contagem como um território de prevenção às drogas. A participação da sociedade é fundamental para alcançarmos resultados positivos e progressivos, em especial junto às crianças, adolescentes e jovens, com atividades sistemáticas no campo da prevenção ao uso/abuso de álcool e outras drogas”.Para a Delegada Regional de Contagem, Alessandra Wilke, que assumiu o cargo no último dia 12, a prevenção é o melhor caminho para a redução da criminalidade, que muitas vezes surge após o uso das drogas. “Precisamos trazer o jovem para as atividades oferecidas pelos diferentes órgãos públicos e entidades presentes nesse ato, sensibilizá-los e também suas famílias em relação aos prejuízos que a droga pode causar.”
Miguel Gomes Brito, morador do bairro Santa Helena que passava pela praça Iria Diniz, parou para ler o panfleto que lhe foi entregue. “Este tipo de projeto para proteger os jovens é muito importante”.
Uma experiência exitosa é a de Ricardo Souza Soares que está na fase final de tratamento na Comunidade Terapêutica Ele Clama. Casado e pai de três filhos, ele é consultor óptico e estava no evento colaborando para divulgar a ideia da prevenção às drogas e informar sobre as possibilidades de tratamento para a dependência química, seja nos órgãos públicos ou nas entidades da sociedade civil.
Segundo Ricardo, após seis meses de tratamento, atualmente encontra-se em processo de reinserção social. “Vivi experiências com álcool e outras drogas e hoje faço tratamento para a dependência química”.
Integração das entidadesParticiparam do evento o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – Caps-Ad – ambos serviços da Secretaria Municipal de Saúde, além de outros órgãos e serviços do Executivo Municipal. Esses equipamentos ofertam atendimento psicológico, psiquiátrico e social, para adolescentes (Capsi) e adultos (Caps-Ad) que demandam tratamento para a dependência química.
A secretária de Desenvolvimento Social, Luzia Ferreira, esteve no evento acompanhada de suas equipes de trabalho e disse compreender que o mito da hipotética “viagem” provocada pelo uso abusivo de drogas é ilusório e, por vezes, pode terminar em tragédia. “A verdadeira viagem é o convívio saudável em sociedade, com a família e com os amigos, com o estudo, buscando a construção de um projeto de vida saudável”, disse ela. Registrou que os serviços disponibilizados por esta secretaria se baseiam em fortalecimento de vínculos familiares e sociais, sob a responsabilidade dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras).
Já o secretário de Cultura, Esportes e Juventude, Adriano Farias contou dos programas da Secretaria e disse entender que o esporte é uma importante ferramenta de prevenção às drogas.
Participaram e apoiaram o Ato Público crianças e adolescentes atendidos pelo Programa Segundo Tempo, o Projeto Movimenta Contagem, usuários do Projeto Liang Gong, alunos e profissionais da Faculdade Única de Contagem, Clube de Diretores Lojistas de Contagem – CDL/Contagem, Câmara Municipal de Contagem, Comissão de Prevenção ao Uso do Crack e outras Drogas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG, trabalhadores e gestores da Moto Fest de Contagem, Rádio Liberdade, adolescentes atendidos pelo Programa Fica Vivo, a Guarda Civil de Contagem, Transcon, a PMMG, a Polícia Civil de MG, o Corpo de Bombeiros de MG, entidades da sociedade civil que atuam com o tema e o Roborracha que com sua performance encantou o público presente.
O Ato Público se traduziu em uma grande festa a favor da vida, da promoção da saúde e da prevenção ao uso/abuso de álcool e outras drogas.