Maria de Lourdes Batista, 82 anos, tem dificuldades de mobilidade devido a diminuição de cinco centímetros no tamanho da perna esquerda, proveniente de um desgaste ósseo. Foi recomendada a moradora da região do Ressaca, um sapato ortopédico para melhorar a pisada, o equilíbrio e a aliviar o peso na coluna.
Durante a entrega dos sapatos, Maria de Lourdes que estava acompanhada do filho Wantuir Antônio Damasceno ficou comovida de felicidade. “Agora posso caminhar com mais segurança. Sinto muita dor nas mãos por causa do esforço que fazia com a bengala”, disse Maria de Lourdes.
Essa foi mais uma ação da Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizada nessa quarta-feira (27), no Centro de Consultas Especializadas Iria Diniz, que entregou da linha de órtese, prótese e meios de locomoção aos usuários com mobilidade reduzida. Dentre os objetos entregues, o destaque é para os calçados ortopédicos fabricados de acordo com a necessidade e avaliação do usuário.
O diretor da área médica da Secretaria de Saúde, Dr. Luiz Fernando Avelar dos Santos lembra a importância da retomada desse projeto após cinco anos de paralisação. “Creio que é mais uma demonstração do governo Alex de Freitas, que prioriza a saúde atendendo a demanda que foi reprimida desde 2013. Muitas pessoas já estavam aguardando o calçado ortopédico. A retomada desse projeto auxilia e muda a vida dessas pessoas”.
A referência técnica da Reabilitação da SMS, Renata Schettino, relatou sobre a importância dos calçados especiais para o usuário. “A adequação do calçado é importante para o melhor funcionamento do corpo do usuário por evitar dores e lesões subsequentes, em outros membros”, destacou Renata.
Seguindo em frente
Na última quarta-feira (20), a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Saúde entregou 12 calçados ortopédicos. O usuário que precisa de alguma órtese ou prótese deverá procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.
Reportagem: Ágatha Dumont (sob supervisão de Lucas Santos)