A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nessa terça-feira (27), a capacitação para os inspetores da Vigilância Sanitária. O objetivo da ação, promovida pela Superintendência de Vigilância em Saúde, é nivelar os inspetores.
O diretor da Vigilância Sanitária, Rodrigo Torres, destacou a importância do curso. “Contagem tem o corpo técnico de inspetores mais qualificados de Minas Gerais. A capacitação visa mantermos essa posição de destaque em nosso trabalho”.
Essa é a primeira fase da capacitação que termina nessa quinta-feira (29). O diretor da área médica da Secretaria de Saúde, Dr. Luiz Fernando Avelar dos Santos, ressaltou que a capacitação é um compromisso do governo. “O prefeito Alex de Freitas tem como prioridade a saúde, e entre as ações determinantes está a capacitação constante dos profissionais”, concluiu Luiz Fernando.
Atualmente, Contagem conta com 43 inspetores divididos em quatro grupos, três de alta complexidade e uma de baixa complexidade. A alta complexidade atua na aprovação de projetos, cadastramento, licenciamento e fiscalização de indústrias que produzem medicamentos, cosméticos, perfumes entre outros.
Já a baixa complexidade atua no mapeamento de todos os estabelecimentos e locais possíveis de atuação de vigilância sanitária. Cadastramento, licenciamento e fiscalização dos estabelecimentos de serviços tais como: lanchonetes, barbearias, salão de beleza, entre outros.