O prefeito de Contagem, Alex de Freitas, assinou nesta sexta-feira (29), com o prefeito de Angol (na província de Malleco, uma das repúblicas do Chile), Enrique Neira, um protocolo de intenções em que selam o início de entendimentos, amizade e cooperação em busca de intercâmbio comercial, social e cultural.
A solenidade ocorreu na sala de multimeios da Prefeitura após hasteamento de bandeiras, com a presença do vice-prefeito, Willian do Barreiro e de assessores municipais. A comitiva chilena chegou a Contagem na quarta-feira (27), e retorna ao seu país no sábado.
Alex de Freitas ressaltou que Contagem tem interesse de estreitar as relações com Angol, província produtiva do Chile e, em nome do povo desta cidade, “se sente honrado em recebê-los”.
“Conheci Angol há três anos e, agora, como prefeito, nos interessa muito conhecer os avanços sociais, culturais e econômicos do Chile, a política de governança de suas cidades e as mudanças já realizadas neste país que construiu programas de bem-estar social e um enriquecimento próprio nas últimas décadas após um longo e difícil período”, salientou o prefeito de Contagem.
Antes de trocar presentes com o prefeito de Contagem, o prefeito de Angol, Enrique Neira, agradeceu a acolhida e falou da importância de parceria do Chile com o Brasil. Segundo ele, Angol, de aproximadamente 60 mil habitantes tem na agricultura frutífera o seu maior potencial produtivo, por isto a comitiva integra produtores de lá.
Visita promissora a Contagem e a Ceasa
Os visitantes foram recebidos, na quarta-feira (27), pelo presidente da Câmara de Diretores Lojistas (CDL/Contagem), Frank Sinatra, e pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Saint Clair Schimidt Terres e assessores, quando conversaram sobre possíveis relações comerciais na sede do CDL/Contagem, no Eldorado.
Ontem, quinta-feira (28), eles foram recebidos pelo diretor presidente da Associação Comercial da Ceasa (Acceasa), e proprietário da empresa Nova Safra, Emílio Brandi, e pelo diretor operacional da Central de Abastecimento de Alimentos, Marcelo Lana Franco. Neste entreposto, o maior da América Latina, os visitantes puderam conhecer o Programa de Distribuição de Alimentos (Prodal), que capta, seleciona, embala e distribui alimentos não comercializados para comunidades carentes de várias cidades.
Um dos empresários que integram a comitiva chilena, Pablo Ignácio Muñoz Vitta , disse que a vinda a Contagem está sendo promissora. Sua empresa chamada Chisa é a 2ª maior produtora de maçãs e cerejas do Chile. Minas é um estado que mais se parece com Angol. “Já fizemos bons contatos com comerciantes da Ceasa ontem” disse ele, otimista.
O presidente da Câmara de Comércio de Angol, Hector Valenzuela, que coordena mais 20 câmeras comerciais da região de Malleco, disse que estavam encantados com Contagem, devido ao seu perfil desenvolvimentista. “Além da produção de frutas, temos em nossa comitiva representantes da engenharia civil e florestal, e o Capital Gunther Nawrath, chefe do Centro de Educação e Trabalho de Angol, que tem expressivo programa de reabilitação de presidiários para um profícuo retorno à sociedade”, disse Hector.
O secretário de Desenvolvimento de Contagem, Saint Clair Schmidt Terres, disse estar confiante, pois considerou que nesta visita já foi iniciado um intercâmbio e troca de experiências com a província de Angol. “Contagem, de aproximadamente 700 mil habitantes, embora definida como uma metrópole desenvolvimentista, limítrofe à Belo Horizonte, foi formada por um povo interiorano e hospitaleiro. Aqui se mescla o perfil industrial, comercial e de serviços em franco crescimento com um lado rural remanescente”, disse ele aos chilenos.
Na tarde da sexta-feira (29), foi realizada oura reunião, na sede da Prefeitura, entre os visitantes e o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sant Clair Terres; com o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Adimilson Moura e com a equipe da Superintendência de Inovação e Atração de Investimentos. Na oportunidade foram apresentados alguns projetos estratégicos na área de desenvolvimento econômico de Contagem com enfoque na inovação tecnológica.
Produção de frutas próxima ao rio Rehue
Malleco é uma província do Chile localizada na região de Araucanía. Possui uma área cerca de 14 mil km² e uma população de mais de 200 mil habitantes. Sua capital é a cidade de Angol.
Angol, é a capital da Província de Malleco e está localizada na região de Araucanía, próximo ao rio Rehue, perto da confluência com o rio Malleco, na parte sul do fértil Vale Central.
O vale de Angol produz frutas (especialmente maçãs e uvas para vinho), trigo, aveia e gado. As principais indústrias de Angol incluem moagem de farinha, fabricação de cerveja e produção de madeira. Possui população aproximada de 60 mil habitantes.