Alegria, cumprimentos e homenagens marcaram a solenidade de formatura de 56 novos guardas civis em Contagem, realizada na última quinta-feira (28), no Ginásio Poliesportivo do Riacho. Estavam presentes na formatura, familiares e amigos dos novos guardas, autoridades ligadas a órgãos de segurança pública da esfera municipal, estadual e federal, mestres da formação, etc.
Com os novos 53 guardas, a Guarda Civil de Contagem (GCC) passa a contar agora com 427 integrantes - três dos formandos são do município de São José da Lapa. Esta é a primeira turma formada exclusivamente pelo Centro de Formação e Capacitação da Guarda Civil de Contagem que segue a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). A formação também obteve aprovação técnica da Polícia Federal.
Os novos guardas foram nomeados para o cargo em 05/10/2017 e, após 7 meses de curso e estágio em escolas, unidades de saúde, praças, entre outros, estão aptos a integrar a corporação com a função de proteger o patrimônio público, a defesa civil e a defesa ambiental, zelando pelo bom andamento dos serviços municipais e colaborando com os demais órgãos da prefeitura e de segurança pública presentes no município.
Representando o prefeito Alex de Freitas, o secretário de Defesa Social de Contagem, Afonso José de Andrade, parabenizou os formandos e agradeceu aos apoiadores do curso. Ele ressaltou a disposição do prefeito em chamar um número maior de aprovados no concurso que, em princípio seria 20. “Desejo boa sorte a vocês. A tarefa é árdua e o país e Contagem precisam de segurança. Sejam firmes, éticos e leais aos ensinamentos dos seus mestres para prestar um bom serviço às suas comunidades”, disse o secretário.
O prefeito de São José da Lapa, Diego Álvaro, parabenizou os formandos e agradeceu à Prefeitura e à GCC. “Estou grato a esta corporação pela dedicação e empenho na formação da nossa primeira guarda”. Esta cidade fica a 32 km de Contagem e tem cerca de 25 mil habitantes.
A Bandeira Nacional foi conduzida para lugar de destaque pelo gerente GCC, César Silveira da Cruz e os formandos fizeram o Juramento. Também foi anunciado no evento os três primeiros colocados na formação: 1º lugar, GCC João Lúcio Marciano Alves; 2º lugar, Tadeu de Almeida Reis e, em 3º lugar, Phillippe Augusto Lopes Ferreira.
O guarda civil Diego Cassimiro e a esposa, Alexandra S. Andrade, fizeram questão de vestir o casal de filhos, Isabela e Cauã, com o uniforme de guarda, uma “homenagem para o dia e para o pai”, disse Alessandra. “É a realização de um sonho. Estou orgulhoso de fazer parte desta Guarda”, disse Diego que trabalhou de vendedor antes de ser aprovado no concurso público para a GCC.
Uma das guardas mais jovens da turma, Ana Carolina Mozes, também disse que se tratava de sonho realizado e que a expectativa agora é “servir a população, e crescer na corporação”.
Exemplo para Minas e para o país
Paraninfo da turma, o superintendente Regional de Polícia Federal e especialista em Segurança Pública, Rodrigo de Melo Teixeira, falou da grandeza do sentimento de servir à proteção; um trabalho de equipe que norteia a atribuição de uma Guarda Civil. “Esta corporação já é um exemplo para o país” disse ele.
Leonardo Davi Guedes, orador da turma, exaltou o sentimento da amizade entre os colegas e agradeceu ao prefeito Alex de Freitas, aos mestres e familiares pelo apoio. “Honraremos a profissão com a certeza que, no dia-a-dia da nossa cidade, a nossa missão será cumprida. Parabéns irmãos”, disse ele.
O comandante da Guarda Civil de Contagem, Levi Sampaio, agradeceu aos apoiadores e a toda a equipe de formação para que se alcançasse o objetivo, iniciando com o concurso, a parte intelectual, a física e a parte das demais disciplinas. “Agradeço a todos os apoiados; ao prefeito Alex de Freitas; ao atual secretário dr. Afonso; ao coordenador do curso, Fabrício Luiz; e ao ex-secretário Décio Camargos que se empenhou para que a formação fosse promovida pelo Centro de Formação. “Que Deus possa abençoar a cada um dos senhores e senhoras nesta carreira de guardas civis, e abençoar as suas famílias”, disse ele.