A equipe da Regional Riacho, em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon), Polícia Militar, Concessionária Honda Moto Fest e com o laboratório Labicon, promoveu na manhã desta terça-feira (3), uma blitz na Praça Marília de Dirceu, no bairro Inconfidentes. A ação faz parte da campanha Jovem Legal Não Usa Cerol e é voltada para os motociclistas. O objetivo foi instalar 200 antenas de segurança e conscientizar que este equipamento pode evitar acidentes graves e fatais causados pelo cerol e pela linha usados nas pipas.
Para o motociclista, Bruno Dias, a iniciativa é fundamental para alertar como os motociclistas podem se proteger. “Fui parado na blitz e tive a sorte de instalarem gratuitamente o equipamento que pode me proteger enquanto piloto. Ainda não tinha instalado a antena de segurança, mas sei que estava vulnerável há algum acidente grave. Agradeço e parabenizo a prefeitura pela ação”, salienta.
A instalação do equipamento de segurança foi feita gratuitamente nas motos que ainda não tinham a antena de proteção, os motociclistas também foram orientados sobre questões de saúde. A administradora da Regional Riacho, Leandra Medeiros, destaca que essa foi a segunda ação de prevenção e que ainda serão feitas mais duas blitz em pontos estratégicos da regional. “Fizemos parceria com empresas privadas para conseguirmos o material e a mão-de-obra qualificada para oferecermos o equipamento que pode salvar vidas gratuitamente aos motociclistas que transitam em Contagem. Nossa campanha começou na Escola Municipal Heitor Villa Lobos, ministramos palestras e alertarmos os jovens sobre o uso do cerol e da linha chilena e depois fomos orientar as principais vítimas sobre como elas podem se proteger”, alerta.
A concessionária Honda Moto Fest fez a doação e cedeu técnicos para instalar as antenas de proteção. Para o gerente, Adriano Makuezani, idealizador do projeto Pilotagem Com Segurança, a Prefeitura abriu a porta para que o curso de pilotagem para os motociclistas seja ministrado e divulgado na cidade e a doação das antenas só tem um objetivo: salvar vidas. “O projeto de Pilotagem Segura tem como intuito promover a educação no trânsito e nas escolas. Sabemos que muitos cidadãos não têm condições ou desconhecem a importância da antena protetora, que pode ser colocada no guidão ou no retrovisor. Por isso doamos o equipamento e abraçamos a campanha”, informa.
A equipe da clínica de análises Labicon realizou exames de glicemia, aferição de pressão e explicou a importância de estar com os exames em dia. Para o sócio da clínica, Leornardo Barbosa, a blitz educativa é uma oportunidade de alertar as pessoas dos perigos do trânsito. “É preciso conscientizar as pessoas que a saúde é primordial para que a direção seja de fato segura. Nossa parceria com a Prefeitura de Contagem mostra aos cidadãos a importância de estarmos bem física e psicologicamente para pilotar, assim cuidamos da nossa vida e dos que cruzam o nosso caminho”, salienta.