A fim de estreitar laços com o município de Contagem que possam desencadear relações comerciais no campo da importação de alimentos, uma comitiva chilena do município de Angol, capital de Malleco, chegou em Contagem, no último dia 27, quando foram recebidos pela diretoria da Câmara de Diretores Lojistas de Contagem (CDL). Eles permaneceram na cidade até o último sábado e também estiveram na Central de Abastecimento de Alimentos (Ceasa) e na Prefeitura.
Ao recepcionar os visitantes, o presidente da CDL, Frank Sinatra, desejou “boa e proveitosa estadia em busca de relações duradouras de intercâmbio comercial e Cultural do Chile com Contagem”. A sede da CDL, explicou Frank Sinatra, está localizada no coração do bairro Eldorado, onde fica o maior centro comercial da cidade. “O movimento está menor hoje porque haverá jogo do Brasil, daqui a pouco”, disse ele, que ofereceu aos visitantes um almoço na sede da entidade juntamente com diretores da CDL/Contagem.
Também na CDL, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Contagem, Saint Clair Terres, deu boas-vindas à comitiva, agradeceu à diretoria da CDL pela acolhida aos chilenos e disse que “certamente a visita em Contagem será profícua para Angol. “Nossa Contagem, de aproximadamente 700 mil habitantes, embora ser uma metrópole desenvolvimentista, limítrofe à capital, é formada por um povo simples e hospitaleiro”, disse aos chilenos.
O prefeito de Angol, Enrique Neiras, disse aos diretores do CDL que estava “otimista com a a visita ao Brasil e a Minas, e que este início de relações com Contagem levará boas experiências e contatos para o Chile. “Percorremos quilômetros para conhecermos as ações deste município que consideramos de grande importância para a Câmara de Comércio de Angol, aqui representada, e para empresários nossos. Me sinto muito honrado em poder compartilhar aqui também as experiências do meu país”, disse o prefeito Enrique.
Na quinta-feira (28), a comitiva visitou a Central de Abastecimento de Alimentos (Ceasa) onde foram recebidos pelo diretor da Associação Comercial da Ceasa (Acceasa), Emílio Brandi, quando mantiveram contatos promissores com produtores e/ou comerciantes de alimentos.
Na sexta-feira (29), o prefeito de Angol esteve na sede da Prefeitura quando assinou com o prefeito Alex de Freitas um protocolo de intenções com vistas ao intercâmbio comercial e cultural.
Entre os integrantes da comitiva chilena também estiveram ao CDL o presidente da Câmara de Comércio de Angol, Héctor Valenzuela e o chefe do Centro de Educação e Trabalho de Angol, Capitão Gunther Nawrath; e o empresário Pablo Ignácio Munõz Vitta, proprietário da empresa Chisa que é a 2ª maior produtora de maçãs e de cerejas do Chile.
Produção de alimentos
Malleco é uma província do Chile localizada na região de Araucanía. Possui uma área cerca de 14 mil km² e uma população de mais de 200 mil habitantes. Sua capital é a cidade de Angol.
Angol, é a capital da Província de Malleco e está localizada na região de Araucanía, próximo ao rio Rehue, perto da confluência com o rio Malleco, na parte sul do fértil Vale Central.
O vale de Angol produz frutas (especialmente maçãs e uvas para vinho), trigo, aveia e gado. As principais indústrias de Angol incluem moagem de farinha, fabricação de cerveja e produção de madeira. Possui população aproximada de 50 mil habitantes.