A Prefeitura de Contagem foi representada pelo superintendente de Controle Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Semad, Eric Machado, na 1ª Reunião Extraordinária da Comissão Extraordinária de Proteção dos Animais. A audiência pública se deu no auditório da Assembléia Legislativa de Minas Gerias, em Belo Horizonte.
O presidente da comissão, deputado Noraldino Júnior (PSC), explica que o objetivo da reunião extraordinária é debater as políticas públicas de proteção animal no Estado e as dificuldades enfrentadas por ativistas e organizações não governamentais de proteção animal. “Todos nós protetores, ativistas, autoridades e cidadãos, precisamos lutar para sensibilizar o poder público para que ele possa iniciar programas de trabalho com relação ao controle e manejo de animais e mostrar aos prefeitos e administradores públicos que existem técnicas que podem ser aplicadas com um mínimo de recurso”, completou.
Eric Machado destaca o pioneirismo de Contagem nos tratos com os animais e na aplicação da lei. “O município de contagem foi convidado para dividir a nossa experiência com programas de proteção animal como um todo, mas, especialmente, a guarda responsável, a fiscalização e autuação em casos de maus tratos e a castração de animais de rua. Contagem é o primeiro município a autuar e multar pela lei estadual 22.231/16. É também o primeiro a promover a guarda responsável”, explicou.
Outra participação importante na reunião, Adriana Araújo, coordenadora do Movimento Mineiro Pelos Animais ressalta que os governantes não estão cumprindo a legislação vigente. “Estamos, mais uma vez, nessa casa do povo para reivindicar aos nossos representantes no parlamento e no executivo o respeito as leis e discutir os grandes gargalos e ferramentas para aplicá-las. Leis nós já temos, agora temos que executar”, destaca.
O respeito aos animais e o trabalho de manejo das espécies é um assunto de grande apelo popular, e a Prefeitura de Contagem tem se esforçado para se manter na vanguarda, transformando em políticas públicas as ações de proteção aos animais silvestres e de rua.