Com o objetivo de resgatar a autoestima e fortalecer os vínculos de crianças, jovens e adultos acolhidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas/Ressaca), foi inaugurada, na última quarta-feira (4), uma Sala de Atendimento Lúdico no espaço, com equipamentos recreativos, TV e recursos audiovisuais. A sala ou brinquedoteca, como é também chamada, é um projeto do Rotary Club Contagem, realizado em parceria com a prefeitura, chamado Vida Nova, que tem como foco a convivência e o livre brincar.
Os instrumentos escolhidos para compor a sala, segundo a diretora de Média Complexidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Juliana Milagres, ajudarão a trabalhar traumas decorrentes de violações de direitos que crianças e jovens atendidos no Creas sofreram, como por exemplo, abuso sexual, trabalho infantil, negligência, maus tratos, entre outros. “ A ideia é que os acolhidos superem essa violação e, principalmente, possam prevenir e evitar a reincidência do ato”, esclareceu.
A idealizadora do projeto e membro sócio-fundadora do Rotary Club Contagem, Alessandra Mara Lopes, explicou que o Vida Nova é pensado conforme a necessidade de cada entidade. De acordo com ela, para montar a brinquedoteca do Creas Ressaca foi feito, previamente, um levantamento das necessidades das pessoas atendidas.
“No lugar de brinquedos optamos por comprar materiais que ajudarão os técnicos do Creas a trabalhar temas muito frequentes no dia-a-dia das pessoas atendidas. Por exemplo, fixamos um espelho porque aqui há crianças que não se reconhecem fisicamente. Também compramos vassourinhas e carrinhos para trabalhar a questão do preconceito e do trabalho infantil. Portanto, tudo aqui foi pensado para que, de forma lúdica e leve, seja possível tratar um problema sério”, explicou Lopes.
Representando o prefeito Alex de Freitas no evento, a primeira-dama do município, Luciana de Freitas, destacou a importância do espaço para a socialização das pessoas atendidas. “Hoje, podemos dizer que o Creas conta com um ambiente humanizado graças a iniciativas de entidades dispostas a cooperar com o poder público. Tenho certeza que esta sala ajudará a estabelecer laços de convivência e a prevenir situações de risco social, como abandono e violência. Em nome do prefeito, agradeço aos envolvidos neste trabalho”, ressaltou.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Luzia Ferreira, também manifestou sua gratidão com o Rotary e demais parceiros do município. “Estabelecer parcerias com entidades da sociedade civil é extremamente relevante para a gestão pública. Cria uma outra sinergia e, acima de tudo, traz um novo conceito de gestão, no qual pressupõe o diálogo permanente e de apoio mútuo com a sociedade. E assim como a primeira-dama, parabenizo e destaco a sensibilidade de todos com o Creas”.
Além da Sala de Atendimento Lúdico instalada no Creas Ressaca, o projeto Vida Nova foi desenvolvido nos Creas Vargem das Flores e Eldorado, onde também, recentemente, foram montadas brinquedotecas, Agora, as três unidades do Creas contam com espaço culturais, de interação e sociabilidade.
Creas
Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é um órgão ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Contagem. O equipamento atua na construção de um espaço de acolhida e de escuta qualificada.
Como unidade pública da política de Assistência Social atende famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. Atualmente, existem no município três unidades: CREAS/Eldorado, CREAS/Vargem das Flores e CREAS/Ressaca.
Entre os casos atendidos, estão a violência física, psicológica e sexual, tráfico de pessoas, trabalho infantil, maus tratos e cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto.