“O Cmauf Contagem é considerado exemplo para outras cidades do Brasil”. Foi o que destacou Daniel Forjaz, referência em plantas medicinais no Brasil, durante visita ao Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar (Cmauf), nesta quarta-feira (8), equipamento que faz parte da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
O biólogo Daniel Forjaz, especializado em Fitoterapia Clínica, ficou encantado com a estrutura do centro e destacou que não é necessária uma grande estrutura para se ter um importante espaço como este. “Não precisa de muito, pois tratar com as plantas medicinais é extremamente simples. Basta ter um espaço físico. Se tiver uma pessoa interessada e capacitada em fazer isso funcionar, funciona. E a gente vê isso aqui”, explicou. Daniel ainda defendeu a importância de os municípios terem espaços com esse. “Agrega muito conhecimento para população e para a comunidade no entorno, o que é maravilhoso. E ajuda as pessoas a melhorarem a saúde de maneira muito simples. Este exemplo que Contagem traz, através do Cmauf, deveria ser replicado para outras cidades do país”, exemplificou. Beneficiada [caption id="attachment_15112" align="alignleft" width="300"] Ângela acompanhou as explicações de Daniel[/caption]A dona de casa Ângela Ventura Guilherme de Oliveira, moradora do bairro Praia, sabia da existência do Cmauf, mas não tinha ideia da “riqueza” que poderia encontrar”. Ela começou a frequentá-lo no ano passado e desde então, passou a ser uma presença assídua.
Ângela vem lutando contra uns problemas respiratórios desde a infância, que se agravaram nos últimos anos. Chegou até ser informada pelo seu médico da necessidade de um transplante pulmonar. Mas, felizmente, depois de iniciar o uso das plantas medicinais e continuar com o tratamento médico, foi comunicada que não precisava mais passar pelo procedimento cirúrgico. “É lógico que é muito importante o tratamento no hospital e com os profissionais especializados. Ajudam muito. Mas estava sendo muito difícil só com isso. Porque eu tive muita dificuldade de alimentar e fiquei muito fraca. E depois que comecei a utilizar as plantas medicinais e tomar os chás, recuperei o meu ânimo”, recordou Ângela. Vida Nova“Eu não conseguia sair de casa. Agora voltei a sair. Passei também a passear com meu filho. Tenho algumas dores ainda, mas nada se compara ao que passei”, relatou emocionada e agradecida a Deus e agradecendo a todos.
Autor da Própria Saúde
Forjaz é responsável pelo canal no YouTube “Autor da Própria Saúde”. O canal, atualmente, é considerado a maior enciclopédia de vídeos a respeito de plantas medicinais do Brasil, com cerca de 300 vídeos gratuitos.