A estudante contagense, Ludmila da Silva Santos (15), foi uma das participantes. A jovem definiu a roda de conversa como “um momento de grande aprendizagem” e que sua perspectiva em relação ao futuro mudou. Destacou também que compartilhou o aprendizado gerado no encontro com os colegas da Escola Municipal Ana Guedes de Contagem.
A roda de conversa foi promovida na última quarta-feira (15), pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) Vargem das Flores em parceria com o Centro de Integração Empresa – Escola: 1° Emprego – Eu tenho Direito (CIEE). A coordenadora do Creas, Adriana de Oliveira, destacou que foi um espaço de aprendizagem e orientação profissional para os adolescentes.
“Em um primeiro momento, foi apresentado um vídeo com relatos de ex-estagiários do CIEE, contendo também informações a respeito das atividades oferecidas pelo instituto ao longo de 38 anos de atuação no estado mineiro – com o foco em colocar o estudantes no mercado de trabalho. Também foi destacado para os adolescentes a importância dos estudos”, destacou.
Ela completou dizendo sobre a relevância de conversar sobre emprego na localidade. “O Creas Vargem das Flores está situado numa região de uma expressiva vulnerabilidade socioeconômica. Sendo assim, promovemos esse encontro, pois não é raro que os adolescentes busquem oportunidades de trabalho e, às vezes, por um despreparo para esse momento – essas chances não se efetivam”, enfatizou.