A estudante contagense, Lorena de Jesus, que esteve presente no projeto iniciado na última quinta-feira (16) no Cras Sede, destacou que o programa colabora para os jovens conquistarem o primeiro emprego. “Nos ajuda à profissionalizar. Estou aprendendo a me comportar para uma entrevista de emprego, melhorar minhas formas de expressão e apresentação. Isso ajuda muito, agrega mais conhecimento e aprendizagem”, contou.
A coordenadora do Cras Sede, Nelza Maria Pinto, destacou que o projeto da Rede Cidadã veio para somar com os trabalhos executados pelo Cras. “Quando chegam esses parceiros e nos ajudam a gerar essa aprendizagem com os jovens e encaminhá-los para o mercado de trabalho, gerando essa inserção, é muito gratificante, pois apresenta uma mudança de perspectiva na vida deles”, disse.
A assistente de projetos da Rede Cidadã, Graziela Mendonça, conta que os jovens chegam meio inseguros para participarem do projeto. Mas ao final – após receberam a capacitação, saem mais motivados, esperançosos e agradecidos. Ela ainda destacou que a intenção é atender famílias em situação de “vulnerabilidade social” e o objetivo é fazer uma “transformação social para integrar a vida e o trabalho dos jovens”.
O Projeto
Ao final da capacitação, que dura 3 dias, os jovens vão para um banco de talentos da Rede Cidadã. Quando uma empresa parceira abre uma vaga para “jovens aprendizes”, é verificado o perfil do adolescente, caso seja equivalente, o currículo é encaminhado para o processo seletivo. A Rede tem mais de 120 empresas credenciadas em Contagem e cerca de 540 jovens ativos.