A Praça do Iria Diniz, em Contagem, foi palco da manifestação promovida pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) em parceria com outras instituições, na tarde dessa segunda-feira (20).
A diretora da Proteção da Média Complexidade da Secretaria de Desenvolvimento Social de Contagem, Juliana Milagres, esteve presente no ato e explica que uma das propostas da mobilização foi dar visibilidade às lutas das pessoas em situação de rua. “O objetivo foi promover a participação social deste público e publicizar as ações realizadas pelo poder público e pelas instituições que os atendem”, explica.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Luzia Ferreira, também marcou presença e reafirmou o compromisso da Prefeitura em resolver os gargalos enfrentados pelas pessoas em situação de rua no Município. “Estamos buscando meios para ampliar nossa rede de atendimento e formas para aumentar nossas ofertas de políticas públicas para este grupo – que tanto precisa de nossa atenção”, garantiu.
A coordenadora do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e umas da organizadores da manifestação, Poliana Seixas, destacou que a construção de um Comitê no Município, onde este público possa ser protagonista, pode colaborar para resolver os gargalos enfrentados por eles.
“Um dos nossos maiores desafios dentro das políticas públicas municipais, é ter porta de saída para este público. Lutar para implantação de albergues e repúblicas são ações que podem ser feitas para resolver essa situação”, completa Poliana.
REIVINDICAÇÃO
Moradores em situação de rua pediram, durante o ato, ações que possam garantir, dentre outras coisas, oportunidades de trabalho e moradia. Pois segundo eles, as políticas atuais já ajudam, mas ainda não são suficientes para atender as demandas que necessitam.
PARTICIPAÇÃO
Moradores em situação de rua, integrantes da Secretaria Municipal de Saúde (Saúde Mental/CAPS, CAPS AD e CAPSi), da Pasta de Desenvolvimento Social, Abrigo Bela Vista, Projeto Pão Nosso, Abbá Pai, Serviço de Abordagem Social (AMONP) e Movimento de Rua de Belo Horizonte estiveram presentes na manifestação.
19 DE AGOSTO – DIA DE LUTA
Sete pessoas em situação de rua foram assassinados brutalmente enquanto dormiam na Praça da Sé, em São Paulo, no dia 19 de agosto de 2004. Como não poderia ser diferente, este fato gerou muita repercussão, inclusive internacionalmente. Desde então, a data foi escolhida para ser o “Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua”.