Debater ideias e traçar políticas públicas para a juventude contagense, como esse objetivo foi promovida, na noite desta quinta-feira (23), a primeira reunião do Conselho Municipal de Juventude. Na oportunidade os representantes do poder público e da sociedade civil, que compõem o conselho, fizeram a eleição dos presidente, vice e secretários que encabeçarão os diálogos.
Cada conselheiro teve a oportunidade de se apresentar falando de suas experiencias com o tema. Em seguida houve a eleição de presidente/vice e dos secretários que terão a missão de organizar os próximos encontros que irão contribuir com o desenvolvimento de projetos e ações na cidade. A votação foi feita por meio de cédulas tendo sido eleitos: Sabrina Antunes Vidigal e Gilberto Caetano da Silva - presidente e 1º secretário do poder público, respectivamente. Da sociedade civil, foram eleitos Higor Ferreira, como vice-presidente e Raphaela Maia Barbosa Couto, no cargo de 2º secretária.
Durante a reunião foram apresentadas propostas de políticas de engajamento com o adolescente e as entidades, associações e movimentos populares que têm trabalho com o tema no município. A ideia é dar pertencimento, por meio de um diálogo direto, e trazer as demandas que as oito regionais possuem para dentro do Conselho de Juventude. “Queremos todas as entidades a nosso favor. Percebemos que muitos estão com o pensamento positivo sobre as ações que virão e o nosso foco é trabalhar pensando no bem-estar do jovem contagense, tendo como base o investimento em empreendedorismo e inovação”, afirma o superintendente de Políticas para a Juventude de Contagem, Gilberto Caetano da Silva.
Cursos de Qualificação Profissional
O Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac), marcou presença na reunião da CEJ, e vai ofertar 300 vagas de cursos profissionalizantes para pessoas com idade entre 13 a 29 anos, em Contagem. Tudo de forma gratuita, junto com o material de estudo. O projeto fará parte do programa “Nação que Faz”, que tem como objetivo certificar e dar ao jovem qualificação no mercado de trabalho.
Cursos administrativos e voltados para a saúde estarão na pauta e devem começar a partir de setembro. Os cursos terão duração de aproximadamente dois meses. Em breve o Cebrac informará como serão feitas essas inscrições. “Acreditamos que teremos resultados satisfatórios. O Cebrac preocupado com o jovem estudante quer dar mais informação para eles triunfarem no mercado de trabalho e crescimento pessoal”, finalizou César Rapacci, gestor do Cebrac Contagem.
CEJ
A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude (CEJ), responde por diversos seguimentos dentro da política pública de Contagem, e o Conselho da Juventude está vinculado a essa secretaria. Um dos focos da CEJ têm sido a preocupação com o bem-estar das crianças e adolescentes. Dessa forma a CEJ, junto com algumas entidades públicas e do setor privado, tem promovido diálogos visando o empoderamento do jovem e a qualificação para o mercado de trabalho.