Você sabia que em Contagem tem uma unidade que é referência no tratamento de complicações de hanseníase? Trata-se do Centro de Consultas Especializadas do Ressaca (CCE). Cerca de 20 pessoas mensalmente recebem o tratamento na unidade. O usuário que esteja com suspeita da doença deverá se encaminhar a Unidade Básica de Saúde (UBS). Caso haja confirmação e agravamento da doença, o médico encaminha para o CCE Ressaca.
Após o desativamento de um ambulatório destinado ao tratamento das complicações da doença no CCE Iria Diniz, os usuários eram obrigados a recorrer a outros municípios. O governo Alex de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, implantou, desde o final de 2017, um setor que rapidamente se tornou referência pela qualidade e eficácia no tratamento.
A responsável pelo setor é a dermatologista, Tissiani Bastista. Ela destaca que a hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo agente etiológico é o Mycobacterium leprae (M. Leprae). A doença acomete principalmente pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas.
Essa doença pode acometer pessoas de ambos os sexos e qualquer idade. Entretanto, é necessário um longo período de exposição e apenas uma pequena parcela da população infectada adoece. “Esse bacilo tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, no entanto, poucos adoecem”, destacou Tissiani.
Tissiani Batista ainda ressalta que é uma doença tratável e curável. “A cura depende do paciente, tem que seguir a risca o tratamento e tomar os remédios corretamente, caso contrário a doença pode voltar”, concluiu a dermatologista.
Causas e Contágios
Ambientes sujos, quentes e úmidos são ideais para a sobrevivência do bacilo de Hansen, que penetra no organismo por meio das vias respiratórias e se instala nos nervos periféricos e na pele.
É sabido que a susceptibilidade ao M. Leprae possui influência genética somente os doentes com lesões em atividade podem transmitir a doença. Para tanto, é necessário um contato direto e prolongado com a pessoa infectada.
Os principais sintomas, em ordem de aparecimento são: