O auditório da PUC Contagem recebeu, na tarde desta segunda-feira (1º), centenas de pessoas que participaram do encerramento da semana de valorização da pessoa idosa.O público presente foi agraciado com uma palestra do Ministério Público sobre os direitos da pessoa idosa, ministrada pela promotora de Justiça de Contagem, Fernanda Hönigmann Rodrigues. Além disso, os presentes puderam assistir as apresentações culturais com a banda da Guarda Civil, do coral dos estudantes do Colégio Santa Maria, entre outras.
A Semana da Pessoa Idosa foi promovida pela Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, da Superintendência de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa e do Conselho Municipal do Idoso. O evento acontece todos os anos no final de setembro, para que o encerramento seja no Dia do Idoso, comemorado em 1º de outubro. Após uma semana de muitas atividades, iniciada em 24 de setembro, em vários locais, o encerramento marcou a data.
O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, falou sobre o compromisso da prefeitura com os idosos. “Estamos vivendo um momento muito importante na cidade de Contagem, onde a pauta do envelhecimento está fazendo parte das políticas públicas da nossa cidade. E isso é um compromisso firmado em 2016 pelo prefeito Alex de Freitas com toda a comunidade idosa de Contagem. Para mim é muito importante estar aqui hoje e participar de mais uma semana de valorização a pessoa idosa”, disse.
“Estou muito feliz porque esse tipo de evento e ações para a pessoa idosa unificam a cidade, mostra que Contagem tem uma política pública para todos”, frisou o vereador Arnaldo de Oliveira. Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Joaquim Gomes, também participou do evento e demonstrou estar contente por toda a programação que aconteceu durante a semana. “Fico muito feliz pela presença de todos e por participar desse Conselho. Um dos nossos objetivos é estar fazendo de melhor forma uma política pública ao idoso”, disse.
Júlia de Araújo, 77 anos, frequentadora do Cras Nacional, destacou a importância dessas ações. “Acho muito importante esse tipo de evento e os trabalhos oferecidos para nós idosos. Depois que entrei para o Programa Vida Saudável, minha vida mudou muito. Antes eu vivia em casa, mas depois que comecei a participar das atividades, minha saúde melhorou”, relatou Júlia. Palestra
Para fechar o evento, o público se envolveu na palestra da promotora de Justiça, Fernanda Hönigmann Rodrigues, titular da 3ª Promotoria de Justiça de Contagem. Ela explicou o que é o Ministério Público, como é a estrutura da 3ª Promotoria de Justiça de Contagem, e o papel do promotor de justiça e, também, sobre os direitos da pessoa idosa.
Artesanato O público também apreciou a exposição de artesanatos feitos pelos idosos dos núcleos. A Coordenadora do Cras Industrial, Luciana Pereira da Silva, falou do significado do trabalho feito por eles. “É muito interessante, produtivo e gratificante para os idosos que estão vindo para expor o artesanato e ver o reconhecimento do trabalho deles, porque além de gostarem de fazer o artesanato no núcleo, eles gostam de participar desse tipo de evento”, contou.
Presença Além dos citados, estiveram presentes o subsecretário de Direitos Humanos, Ricardo Cidadão, o presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Maurício Peçanha e o presidente da ONG Projeto de Vida, Giovanni Alexandre.