Moradora da Regional Ressaca, Iranilda Batike sentia muitas dores nas costas devido a um desvio de coluna. Ela fazia fisioterapia, mas o incômodo permanecia. Por recomendação médica na Unidade Básica de Saúde (UBS) Oitis, Iranilda decidiu experimentar a acupuntura.
Segundo ela, em apenas duas sessões sentiu a diferença. Iranilda sorri ao destacar como sua rotina mudou. “Eu gostei demais dos resultados, tomava medicamentos todos os dias e já tem uma semana que não tomo remédio para dores”, afirma.
Iranilda é uma das primeiras usuárias do Núcleo de Terapia Integrativa (NTI) implantado no Centro de Consultas Especializadas Iria Diniz (CCE). O NTI oferece acupuntura, ventosaterapia e auriculoterapia. “Além disso, está em fase de implantação musicoterapia e aromaterapia”, destacou o enfermeiro e acupunturista Eduardo Barbosa.
Aliny Vasconcelos, gestora do CCE Iria Diniz, destaca que as terapias integrativas eram espalhadas por diversas unidades de saúde do Município. “A ideia era centralizar todas no Iria Diniz, então aproveitamos um espaço que anteriormente era usado pela reabilitação infantil, que foi absorvido pelo CER IV”. O NTI vai atender cerca de mil pessoas por ano.
Medicina milenar
Na última sexta-feira (30), o secretário Municipal de Saúde, Cleber de Faria Silva, visitou o Núcleo de Terapia Integrativa, que é composto por um médico, um enfermeiro e um fisioterapeuta. “Aliado à medicina tradicional, fortaleceremos a medicina chinesa para os usuários do SUS Contagem”, ressalta o secretário.
Os interessados pelas Terapias Integrativas deve se encaminhar à UBS mais próxima. Eduardo Barbosa explica que ao final das sessões, o paciente é encaminhado novamente a um médico na Unidade Básica de Saúde para acompanhamento do tratamento.
Tipos
A ventosaterapia é o tratamento com ventosas, que pode ser indicado para eliminar a dor nas costas causadas por tensão muscular ou contraturas, inchaço nos braços, pernas ou pés, dor nas articulações, sendo também um bom complemento no tratamento da celulite.
A acupuntura é indicada para tratamento de dores de cabeça, depressão, dores crônicas na coluna, estresse e ansiedade, alergias, insônia, doenças respiratórias e casos de tabagismos, entre outros.
A auriculoterapia pode ser indica para dores por torções, contraturas ou distensões musculares, problemas reumáticos, respiratórios, cardíacos, urinários, digestivos, hormonais, como obesidade, anorexia ou doenças da tireoide, e psicológicos, como ansiedade ou depressão.