Os alunos do Curso de Capacitação Profissional em Artes Cênicas fecharam o ano em grande estilo, com a peça Yerma, do poeta espanhol Federico García Lorca. A última apresentação do ano ocorreu na noite de 17 de dezembro, no Teatro Casa Azul.
Escrita e apresentada pela primeira vez em 1934, Yerma é uma obra popular de caráter trágico, ambientada em Andaluzia, no início do século XX. Trata-se de uma mulher que vive o drama de não poder conceber um filho. Busca de todas as formas engravidar e enfrenta a indiferença do marido, Juan, que não demonstra nenhum interesse em compartilhar da sua angústia.
Obstinada, Yerma participa, contra a vontade do marido, de um ritual na casa de uma curandeira, para invocar a maternidade, o que provoca grande discussão entre os dois. Desesperada, Yerma descobre que o seu marido não deseja ter filhos e, enlouquecida entre o desejo de conceber um filho e a sua impossibilidade, ela o estrangula.
A peça tem direção de Fernando Penido, professor, coordenador e idealizador do curso, que é gerente de artes visuais e artes cênicas da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude.
Elenco
Manu Macedo, Fanny, Bruna Amaro, Thiago Souza, Marjory Lara, Gabriel Vinícius, Ivan Rabelo, Lavínia Antônia, Serginho Barbosa, Lorama Souza, Everton Henrique, Vanessa Santos, Jack Ventura, Letícia Lorraine, Alê Silva, Rosy Magnani, Tayanne Luz, Érica Genciano, Rômulo Emanuel, Jay Jay e Vinícius Monteiro.
O Curso
O Curso de Capacitação Profissional em Artes Cênicas é oferecido pela Secretaria de Cultura de Contagem gratuitamente. Com duração de um ano e meio e 834 horas/aulas, é dividido em três módulos, ou seja, três semestres. O elenco da peça Yerma começou o curso em fevereiro deste ano e, em julho de 2019, o terão concluído. Atualmente, existem 21 alunos regularmente matriculados e presentes todas as segundas, terças e quartas feiras, de 18h às 22h15, quando ocorrem as aulas no Teatro Casa Azul. Várias disciplinas compõem a grade do curso, bem como estágios teóricos e práticos. Para 2019, já há a promessa de um novo espetáculo.