No último final de semana (18 e 19), Contagem sediou a primeira 1ª Colônia de Férias do Projeto Circuito Inclusão Solidária, no Ginásio do Bairro Sapucaias 3. Estiveram presentes mais de 250 pessoas de várias cidades da região metropolitana como Nova Lima, Ibirité e Belo Horizonte. O evento teve o apoio da Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude.
De acordo com o secretário municipal de Direitos Humanos, Marcelo Lino, esse tipo de evento é muito importante por trazer à tona o direito de crianças e jovens com deficiência a brincar. "Por meio da parceria do Circuito Inclusão e outras entidades parcerias e do apoio da Prefeitura de Contagem, resgatamos a dimensão importante da inclusão social, da infância e da pessoa com deficiência que é o direito a brincar. E é importante ressaltar que as políticas para as pessoas com deficiência é uma das prioridades do governo Alex de Freitas', afirmou.
Para Carlos Rojelo Menezes, subsecretário de Cultura, Esporte e Juventude, esse evento demostra que Contagem é solidária no esporte e no lazer independente das pessoas. "Toda a população de Contagem e também as pessoas de fora são abraçadas, como podemos ver que vieram várias pessoas de outras cidades. Essa primeira colônia foi feita com muito zelo e com muita excelência", disse.
Segundo a coordenadora do evento, Débora Batista, essa foi uma oportunidade para as pessoas que têm deficiência e seus familiares a terem um momento de diversão nas férias. "Muitos lugares fazem as colônias de férias, mas não para pessoas que têm deficiência. Tivemos essa ideia para a família ter um dia divertido, poder brincar e ver que as férias também existem para elas. É a inclusão na diversão e um momento onde todos se sintam realmente vivos e de férias. Férias é brincar e o brincar não é só na infância, é por toda a vida", disse.
O Projeto Circuito Inclusão Solidária tem como um dos objetivos a realização de eventos para a inclusão na diversão de famílias com pessoas com deficiência. Uma das mães presente no evento, Andressa Mendes, moradora de Contagem, falou da alegria em ver o filho se divertindo. "É a primeira vez que estou indo a um evento em Contagem para pessoas com deficiência. É de uma importância muito grande a realização desses eventos voltados para o público de inclusão, principalmente porque eles desenvolvem o lado social", argumentou a mãe do cadeirante Lucas Mendes, 9 anos.
O evento proporcionou aos visitantes momentos com gincana de brincadeiras antigas; contação de histórias; brinquedos inclusivos; futebol de sabão; diversas brincadeiras; bazar da Ami; aulão de balé voltado para pessoas com deficiência; esportes adaptados; rodas de conversas para os pais e cuidadores e show musical. Robson Gomes, deficiente mental e morador de Nova Lima, 29 anos, também esteve no evento e alegou que se divertiu muito. Segundo o jovem, por ter a deficiência, as vagas de emprego são escassas e sofre por falta de oportunidades. "Gostei muito desse projeto e fiquei surpreso como as pessoas de Contagem apoiam os deficientes", disse.
Apoio
A 1ª Colônia de Férias contou com o apoio da Associação Mães que Informam Amais Contagem, 123 Contagem de História, Cantor Alex Marcone, Cantor Thiago Stones e Cantora Priscila, Cantor Jefferson, Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, Programa Sem Limites, Raquel Torres Fotografia, Reconstruindo a Infância de Betim, Endorfina Assessoria Esportiva e Jornal Regional de Contagem.