Graças à parceria do programa Transformar Contagem com o Instituto Dom Quixote, foi feita a revitalização do Centro Municipal de Agricultura Urbana Familiar (Cmauf) no último final de semana (23 e 24 de março). A ação fez parte do projeto “De Coração”, do Dom Quixote, e reuniu cerca de 120 voluntários, incluindo integrantes do instituto, da Região Metropolitana de BH, pessoas da comunidade local e funcionários do Cmauf.
O “De Coração” chega ao Cmauf de Contagem em sua quarta edição, trazendo jovens voluntários para proporcionar um espaço mais harmonioso, com cuidado na preservação ambiental. Essa edição do projeto é a concretização da relação com a comunidade do bairro Praia.
O presidente do Dom Quixote, João Vitor de Aquino, ressalta que a revitalização foi feita pensando em quem utiliza o Cmauf. Para isso, todo o processo de criação e execução foi acompanhado pela comunidade, representantes do Centro de Agricultura Familiar e da Superintendência de Segurança Alimentar.
O projeto consiste em transformar o ambiente físico em um espaço mais interativo, útil, criativo e produtivo para a comunidade. “É muito gratificante poder trazer as pessoas para ajudar, pegando na enxada, mexendo no cimento, e ver realmente essa transformação”, destaca Aquino.
[caption id="attachment_30537" align="alignleft" width="300"] Foram dois dias de trabalho em todo o espaço[/caption]O projeto “De Coração” trabalha a transformação do espaço físico para alcançar impacto na forma como a comunidade se enxerga e se relaciona com o meio. Nos dois dias de trabalho no Cmauf foram feitas a limpeza da área superior, pintura interna e externa, a construção de uma parreira, construção da escada e limpeza da área inferior, além do plantio de mudas e flores em pneus. Também foram otimizados espaços do Centro, como a área administrativa, sala de reuniões, e feitas melhorias na parte elétrica e hidráulica.
A gerente do Cmauf, Maria José Mendes, ressalta que era preciso melhorar o espaço para otimizar o atendimento à população. “A comunidade e o Cmauf agradecem muito essa ação desenvolvida pelo Instituto Dom Quixote e todos os voluntários que contribuíram para a revitalização do nosso espaço”, disse a gerente.
Para a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Luzia Ferreira, a revitalização do Cmauf tem um valor muito importante e vai melhorar o atendimento à comunidade. “Essa colaboração com o Instituto Dom Quixote, que reúne jovens no voluntariado, resulta em um valor humano inesgotável que se soma ao Transformar Contagem. Ficamos muitos gratos em saber que temos jovens que se preocupam com o trabalho voluntário, experiência exitosa que pode se estender para outras instituições do Município”, reforça a secretária.