O Plano de Contingência para Enfrentamento das Arboviroses foi um dos temas do Encontro de Rede do Distrito Sanitário do Petrolândia, na última sexta-feira (5), na Escola Municipal Professor Hilton Rocha. A epidemiologista do Distrito, Roseli Gomes de Andrade, deu ênfase nas doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti e sobre o risco de uma epidemia de dengue.
“O plano de enfrentamento é uma forma de prever todos os possíveis cenários e organizar como agir diante de cada um deles”, afirma Roseli. “Não é um plano só da área de Saúde. Envolve também Zoonoses, Limpeza Urbana, Educação, tanto da população quanto dos profissionais, na tentativa de minimizar os danos que virão com a epidemia”, completou.
A epidemiologista mostrou também a importância das notificações. “O número de casos notificados que estão positivando em exames laboratoriais nos sinaliza a importância de realmente se observar sinais e sintomas e procurar a Unidade Básica, que dá conta de cerca de 85% dos casos”, observa.
[caption id="attachment_31233" align="alignleft" width="300"] As orientações foram dadas pela epidemiologista Roseli Gomes de Andrade (1ª da direita para a esquerda)[/caption]Roseli de Andrade deu orientações sobre outras arboviroses, como chikungunya e zika, e dicas de prevenção, como usar roupas claras, tênis e meias, passar repelentes três vezes ao dia, colocar telas nas janelas e ter cuidado com os focos de proliferação do mosquito em casa.
O Encontro de Rede do Distrito Petrolândia ocorre toda primeira sexta-feira do mês, com representantes das áreas de Saúde, Educação, Conselho Tutelar, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e Administração Regional.