Clique aqui e consulte nossas políticas.
06 MAI 2020
REGIONAL RIACHO
TRANSCON
Conclusão de reforma da avenida Francisco Firmo de Matos beneficia mobilidade, lazer e escoamento de produção

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon) concluiu no último fim de semana a revitalização da avenida Francisco Firmo de Matos, importante corredor de trânsito no município, que integra as regionais Eldorado, Industrial e Riacho. A Prefeitura investiu R$ 5 milhões nas obras.

Quem passa pelo local pode conferir as melhorias na via, que teve pista de caminhada, pavimento, sinalização e meio-fio reformados. São aproximadamente três quilômetros de intervenções nos dois sentidos, no trecho entre a avenida Olímpio Garcia, no bairro Glória, e a Fernão Dias, no bairro Riacho das Pedras.

Segundo a Transcon, cerca de 17 mil veículos trafegam diariamente na avenida Francisco Firmo de Matos. Boa parte desse fluxo é oriundo da Rodovia Fernão Dias (BR-381), pois a avenida é o principal caminho para quem trafega na rodovia e deseja acessar a região do Riacho e demais partes da cidade.

“O trecho recuperado é o mais movimentado. Ligando os bairros à rodovia e vice-versa, a avenida Francisco Firmo de Matos é a principal entrada de Contagem para quem vem de São Paulo. É uma via importante em características populacional, de mobilidade e industrial. Por ela, os moradores da região do Riacho fazem conexão com a Estação Rio Nilo e os distritos industriais do Riacho das Pedras e Industrial operam o escoamento da sua produção”, afirma o presidente da Transcon, Leonardo Reis.

Estrutura

Outra característica marcante da via é sua pista de caminhada, a maior de Contagem. Localizada no canteiro central da avenida e com cerca de três quilômetros de extensão, é usada para o lazer e práticas de atividades esportivas.

Há mais duas pistas de caminhadas em Contagem que foram construídas e estruturadas como a da avenida Francisco Firmo de Matos: do Parque Sarandi, na avenida Severino Ballesteros Rodrigues, e da avenida João Gomes Cardoso, ambas na regional Ressaca.

Versão do Sistema: 3.3.4 - 05/06/2023