Com o objetivo de ampliar o acesso dos moradores da Regional Ressaca a serviços básicos, o Centro de Referência em Assistência Social (Cras Ressaca) promoveu, nesta sexta-feira (27), um dia inteiro de atividades, chamado de Ação Comunitária.
A ação foi promovida pela primeira vez no Cras Ressaca. No espaço foram montados estandes da Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Contagem) para que os moradores pudessem fazer reclamações ou tirar dúvidas em relação a produtos adquiridos ou oferecidos por determinada empresa; da OAB Subseção Contagem que disponibilizou atendimento e consultoria jurídica; da Ouvidoria Municipal espaço em que o morador pôde registrar críticas, dúvidas ou elogios sobre os serviços da prefeitura.
No local, também havia estandes do Centro de Controle da Zoonoses e do próprio Cras. Neste último, técnicos da assistência social disponibilizaram formulários de isenção para a obtenção da 2ª via da Carteira de Identidade e da Certidão de Nascimento. A Ação Comunitária contou ainda com o ônibus do (Sine Contagem) para atender moradores interessados em vagas de emprego e na obtenção da 1ª e 2ª via da Carteira de trabalho.
De acordo com a coordenadora do Cras Ressaca, Liane de Freitas Oliveira, a expectativa é que fossem atendidos, até final do dia, cerca de 300 moradores. “Nossa intenção foi trazer esses serviços para bem perto dos moradores atendidos pelo Cras Ressaca. Trata-se de um público vulnerável, que carece de políticas públicas e serviços, portanto, buscamos facilitar esse acesso”, destacou.
Para um dos moradores atendidos, Silvânia Perreira, 42 anos, a ação é uma forma de ajudar a comunidade e deve ser feita outras vezes. “Vim à procura de emprego. Fiz meu cadastro no Sine e fui muito bem atendida. Além disso, eu pude requisitar minha segunda via da Carteira de trabalho. Ganhei tempo e economizei com o transporte”, salientou.
A Ação Comunitária do Cras Ressaca é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com outros órgãos, e faz parte do trabalho de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), programa executado nos oitos Cras do município.