27 MAI 2022
SAÚDE
Prefeitura promove capacitação de servidores para reforçar promoção da equidade no SUS Contagem

Promover o acesso à saúde sem preconceitos e discriminações é uma das ações que têm sido fortalecidas em Contagem. Desse modo, na quinta-feira (26/5), o Núcleo de Promoção à Saúde e Equidade, da Secretaria Municipal de Saúde - SMS, promoveu uma oficina de formação sobre os objetivos e metas da Política de Promoção da Equidade em Saúde, para os servidores do Distrito Sanitário Eldorado.

A iniciativa tem por objetivo alinhar a compreensão do conceito de equidade em saúde, reconhecendo as diferenciações sociais geradas pelos determinantes sociais de saúde – DSS e, assim, ampliar o acesso das populações mais vulneráveis aos serviços de saúde da cidade.

Segundo Jairo Nascimento, referência técnica de Promoção à Equidade da SMS, a oficina visa capacitar e sensibilizar os servidores, reconhecendo as necessidades específicas de determinados grupos populacionais, no campo da Atenção Primária à Saúde – APS, de forma a reduzir o impacto dos determinantes sociais de saúde, e de doenças, aos quais estão sujeitos.

“A equidade destaca que, embora tenhamos direitos iguais, somos todos diferentes, temos características e condições de vida diferentes. Além disso, promover a equidade em saúde, significa lançar mão de estudos sobre os determinantes sociais, que apontam tanto as condições geradoras de saúde, quanto de adoecimento das pessoas. Então, a Política de Promoção da Equidade em Saúde busca, no âmbito do SUS, diminuir as barreiras de acesso enfrentadas por alguns grupos populacionais aos serviços de saúde, conferindo-lhes maior qualidade e equiparação na atenção integral à sua saúde”, destacou.

De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente, alguns grupos vigoram como populações alvo das políticas de promoção da equidade em saúde, são eles: população privada de liberdade, adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, população negra, comunidades tradicionais, cigana, indígena, quilombola e ribeirinha, LGBTQIA+, em situação de rua, migrantes internacionais, refugiado e apátridas e população albina.

A oficina será realizada em todos os Distritos Sanitários de Contagem, sendo voltada para os servidores e servidoras das equipes de saúde da família, equipe multiprofissional e demais atuantes nos serviços da atenção primária de saúde dos distritos.

Clique e confira a galeria de fotos.

Autor: Laura Oliveira