A praça do Restaurante Popular, na regional Vargem das Flores, foi palco do segundo encontro do projeto “Câmara na Rua”, promovido pela Câmara Municipal de Contagem e que contou com a presença de vereadores da cidade, secretários, administradores e deputados. A prefeita Marília Campos esteve presente, acompanhada pelo vice-prefeito, Ricardo Faria.
Marília ressaltou que “na maioria das vezes, um vereador não tem voto em toda a cidade, sendo lembrado, nas urnas, de forma local. Contudo, é dever dele prestar conta a toda a população, já que o trabalho dele é local, mas também para a cidade como um todo”.
A prefeita parabenizou a iniciativa da Câmara: “Essa é uma nova visão de trabalho, com a Câmara mostrando ao que veio, mostrando o resultado, ouvindo a população, saindo das paredes e encontrando as pessoas, que trazem demandas, que são certamente serão analisadas quanto a sua viabilidade. Os desafios são enormes, e dependem de políticas, mas também de diálogo. Dialogando com a população certamente conseguimos um resultado para todos e todas”.
Nos arredores do palco montado, que contou com a participação da dupla Larissa Silva e Douglas Mattos, além dos professores do Contagem Ativa, que agitaram os presentes com danças e hits atuais, diversos estandes puderam ser visitados, incluindo alguns disponibilizados pela Prefeitura, Dentre eles o de Cultura, que contou com a exposição “Retratos”, de Fernando Perdigão, que trouxe 18 telas mostrando e contando um pouco da história da cidade; da Funec, que aferiu pressão, glicemia e auxiliou na tipagem sanguínea; e do Meio Ambiente e Sustentabilidade, que entre outras ações, fez doações de mudas de árvores frutíferas aos interessados. Outros estandes: Procon; Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar; Ouvidoria da Câmara; Senac; Defesa Social; Higiene Bucal.
Serviços prestados pela Funec
Um dos estandes mais movimentados foi o da Funec, que aferiu pressão, glicemia e tipagem sanguínea. Para o vice-presidente da instituição, Paulo Figueiredo, trata-se de um serviço importante, uma vez que muitas vezes as pessoas se sentem mal sem saber o motivo, que pode ser uma alta ou baixa de pressão ou até mesmo a modificação na glicemia, que pode afetar diversos aspectos do corpo.
Gostamos de estar presentes neste tipo de evento para trazer alertas, orientar, examinar e ajudar as pessoas que, inclusive, muitas não sabem o próprio tipo sanguíneo, algo que é primordial, por exemplo, quando se doa ou quando se precisa de doação. Estaremos nos próximos eventos e convidamos as pessoas a visitarem sempre o nosso estande”, disse.