30 JUN 2022
FAZENDA
Contagem está entre os 270 municípios do país com maior qualidade das informações contábeis e fiscais
O município de Contagem alcançou a posição 270 no ranking nacional de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal na edição de 2022, que analisa os dados referentes ao ano passado. Na avaliação sobre Informações Fiscais, a cidade recebeu a pontuação máxima, chegando a 100% na classificação, de acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional, órgão integrante do Ministério da Economia.

Em 2019, Contagem ocupava a posição 1.524 e em 2020 subiu para a posição 1.196. No ano de 2022, passou para a posição 270, sendo atribuído conceito A em sua avaliação. Em apenas um ano, a cidade avançou 926 posições. Os dados são enviados ao Tesouro Nacional por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).

Para o secretário municipal de Fazenda, Dalmy Freitas de Carvalho, “o resultado obtido reflete o cumprimento com rigor dos prazos estabelecidos, o adequado cumprimento das normas da legislação e dos padrões exigidos pelo Tesouro Nacional”.

A prefeita de Contagem, Marília Campos, destacou o avanço. “Temos primado por trabalhar com transparência, e firmes no propósito a tornar a máquina pública cada vez mais eficiente e ágil. Esse reconhecimento de melhoria na nossa prestação de contas, atribuído por um órgão federal, aponta que estamos no caminho certo. Parabenizo a equipe da Secretaria de Fazenda pelo trabalho realizado”.

A melhoria da classificação do município foi obtida pela média de 95,6% de informações contábeis e fiscais disponibilizadas, sendo 95,1% no critério de dimensão Gestão da Informação (DI), 94,4% na dimensão Informações Contábeis (DII), 100% na dimensão Informações Fiscais (DIII), e 94,7% na dimensão Informações Contábeis x Informações Fiscais (DIV).

Autor: Hamilton Reis