Para melhor atender os chamados recebidos, o Samu Contagem implementou na última segunda-feira (4/7), a regulação médica por meio de um aplicativo que agiliza o atendimento e qualifica as informações para tomada de decisão na triagem do caso e no atendimento do paciente.
Segundo a diretora geral do Samu Contagem, Luciana Felisberto, em poucos dias de implantação, já houve reflexo no tempo de resposta entre a solicitação de socorro e a chegada da ambulância, além da comunicação mais efetiva em locais com áreas de interferências na radiocomunicação. “O sistema implementado trouxe agilidade no empenho das unidades. Com um simples clique, nós conseguimos ver a unidade que está mais próxima no mapa e empenhá-la. Além de passar as informações para a ambulância, seja básica, intermediária ou avançada, de forma precisa e clara”.
No aplicativo chegam informações sobre a situação do paciente que será atendido e os dados do local da ocorrência, com as referências e coordenadas para uso de GPS na própria plataforma.
A partir de agosto, o aplicativo também será utilizado pelo Transporte em Saúde do município, que são ambulâncias de simples remoção de paciente que necessitam fazer uma consulta e não conseguem ter alta hospitalar em veículo comum, além de pacientes que fazem tratamento de hemodiálise.
Para realizar a implementação do sistema no Samu Contagem, cerca de 200 profissionais foram capacitados no mês de junho para manusear o aplicativo.