Nesse sentido, com o objetivo de reforçar a saúde física e mental de seus servidores, a Secretaria Municipal de Defesa Social - Seds, por meio do Centro de Formação e Capacitação da Guarda Civil, pretende desenvolver diversas ações de prevenção e atenção psicossocial ao longo deste ano, em parceria com o setor de Medicina do Trabalho da Prefeitura e com as faculdades PUC Minas, UNA e Única.
A primeira etapa dessas ações corresponde a um ciclo de palestras e avaliações, que teve início nesta semana. Ao todo, já foram realizados quatro encontros, sendo dois no período vespertino e dois no período noturno. Cada encontro contou com a participação média de 30 servidores, entre guardas civis, técnicos da Defesa Civil e profissionais da Seds.
Nas palestras foram tratados diversos assuntos relacionados ao estresse laboral, entre eles, Síndrome de Burnout, ansiedade, depressão, álcool e outras drogas. Além disso, os servidores tiveram a oportunidade de fazer avaliações de glicose, aferição de pressão e exame de bioimpedância.
Para a técnica da Defesa Civil, Karol Maia, a dinâmica feita na palestra colaborou para aproximar a equipe da secretaria e mostrou que é possível, mesmo em momentos de pressão, encontrar um ponto de equilíbrio. “Foi uma experiência transformadora que nos fez refletir diante de situações extremas. Todos os profissionais que ali estavam prestam serviços diferentes, mas com a similaridade de ser urgente. Por isso, precisamos nos cuidar e nos acolher. Só tenho elogios para a atividade. A interação foi descontraída e ao mesmo tempo reflexiva e, além disso, permitiu que pudéssemos extrair leveza e humanidade para aplicar no nosso dia a dia”, relatou.
Quem também aprovou a palestra foi a guarda civil, CHT Juliana Silva. Para ela, a instrução a fez refletir sobre como buscar melhores condições de trabalho. “E, também, sobre como lidar com as consequência do estresse na minha vida laboral, bem como combatê-lo. Além disso, nos estimulou a priorizar o que nos faz bem. Foi bastante produtiva”, avaliou.
As palestras e avaliações serão realizadas de forma contínua ao longo do ano. Na próxima semana elas irão ocorrer nos dias 11 e 12/7. Além dessas atividades, a secretaria implementou a ginástica laboral todas às terça-feiras e, ainda dentro do escopo de ações para reforçar a saúde mental e física do servidor, a Seds pretende ofertar atendimentos biopsicossocial, psicoterápico e sociofuncional, além de oficinas, check-up periódico e grupo de apoio terapeútico.
Essas ações serão realizadas com a orientação de estudantes e professores dos cursos de enfermagem, educação física, fisioterapia, psicologia, medicina, farmácia, biomedicina e serviço social das faculdades parceiras.
Panorama
Em todo o mundo, as forças de segurança constituem uma das categorias com maior risco de vida e de estresse, segundo pesquisas. A atividade de segurança é de natureza estressante já que os profissionais estão constantemente expostos ao perigo e à agressão, e por consequência devem estar atentos para agir em momentos de emergência.
“Todas essas condições acarretam sobrecarga física e emocional, que se soma a pressão da sociedade que solicita eficiência em tempo integral. Portanto, é importante desenvolver ações que buscam intervir no processo de adoecimento do servidor, tanto no aspecto individual quanto nas relações coletivas no ambiente de trabalho”, justificou a secretária municipal de Defesa Social, Viviane França.
A intenção é de que as atividades desenvolvidas possibilitem uma maior compreensão sobre os contextos patologizantes relacionados ao trabalho. “Também queremos mapear os principais fatores de risco de adoecimento, bem como, os quadros de sofrimento mental mais prevalentes nesses grupos, possibilitando, assim, o desenvolvimento de estratégias de promoção da saúde e melhor resolutividade nos processos clínico e de reabilitação do servidor”, complementou a subsecretária de Prevenção e Segurança de Defesa Social, Sírlei Sá Moura, que também está à frente dos projetos.