Técnicos da Defesa Civil e da Guarda Municipal de Contagem e Belo Horizonte, agentes da Transcon e da BHtrans, do Corpo de Bombeiros - CBMMG, da Polícia Militar - PMMG, voluntários e gestores de ambas as cidades participaram, na última quinta-feira (11/08), do VII Simulado do Plano de Contingência da Avenida Teresa Cristina, evento intermunicipal de treinamento/instruções realizado no auditório da Funec Inconfidentes.
O simulado teve como objetivo apresentar e definir os protocolos e as ações preventivas que devem ser adotadas por cada instituição que compõe e operacionaliza o Plano de Contingência da Avenida Tereza Cristina, a fim evitar transtornos e tragédias no próximo período chuvoso, especialmente se ocorrer o transbordamento ou se houver necessidade de fechá-la e monitorá-la.
De acordo com a subsecretária de Proteção e Defesa Social de Contagem, Ângela Gomes, pautas importantes foram discutidas e compartilhadas com os técnicos e gestores das duas cidades, entre elas, o sistema de monitoramento e os níveis de alerta; os protocolos de atuação integrada em eventos de chuva; os pontos de bloqueio preventivo; as ações de mobilização e os protocolos de resposta ao desastre e ao comportamento operacional seguro.
“Essa instrução é fundamental para que a equipe esteja alinhada e faça uma operação coordenada e eficaz de monitoramento e bloqueio dos acessos quando necessário, garantindo a proteção de motoristas, pedestres e moradores das comunidades próximas à avenida”, destacou Ângela.
Para o subsecretário municipal de Proteção e Defesa Civil de Belo Horizonte, coronel Waldir Figueiredo Vieira, o retorno dos treinamentos presenciais é motivo de muita satisfação. “Nós sabemos o quanto é importante a participação conjunta e coordenada dos profissionais e voluntários, assim como as ações de prevenção e resposta numa área que, talvez, seja a mais perigosa que nós temos, hoje, na divisa de Belo Horizonte com o município de Contagem. Esse treinamento reforça toda a orientação e toda a conduta que nós temos em relação à necessidade primordial que é salvar vidas”.
Presente à abertura do simulado, a secretária de Defesa Social de Contagem, Viviane França, salientou que a convergência das forças de segurança é fundamental para proteger o cidadão. “Vimos esse exemplo em muitos municípios do Brasil. Quando as forças se unem em um único objetivo, o resultado é muito melhor, especialmente quando se trata de salvar vidas. Tenho a convicção que esse treinamento é necessário para fortalecer as ações e preparar o poder público para agir com eficiência e dar a pronta-resposta esperada”, frisou.
O simulado foi realizado em dois turnos. Durante a manhã, 80 profissionais participaram das instruções e, 90 no período da tarde. Também estiveram presentes ao simulado, técnicos do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte - COP/BH e da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte - Urbel.