Criado em 2007, o Festival Gastronômico de Abóboras já se tornou uma tradição em Contagem. Em sua 15ª edição, este ano, ele retorna à praça da Glória de forma presencial, e será realizado no dia 26 de agosto (sexta-feira), dentro das comemorações do aniversário de Contagem. Desde sua criação, uma das características do evento é o incentivo aos valores históricos e culturais do município, além de promover a integração entre os grupos de idosos em um concurso culinário de receitas, que utiliza a abóbora, um dos símbolos da cidade, como ingrediente principal. De lá pra cá, muitas foram as histórias e curiosidades que rechearam as 14 edições do festival.
Veritas Maria, coordenadora do Espaço Bem Viver Luiz Palhares, em Nova Contagem, participa do festival desde 2008, com a equipe e idosos atendidos no local. “Todos os pratos que elaboramos são bastante saborosos. Nos preocupamos muito com isso, procuramos fazer sempre com muito amor, com bastante capricho e sempre damos preferência para usar os temperos naturais, para prevalecer o sabor da abóbora, que é o elemento principal”.
A equipe do EBV Luiz Palhares já ganhou mais de 15 troféus, de primeiro, segundo ou terceiro lugares, devido aos pratos memoráveis elaborados, como o de 2009. “Nos sempre fazemos um prato experimental. Nós degustamos e escolhemos aquele que, ao nosso paladar, fica melhor. Em 2009, optamos pelo Escondidinho de Abóbora. Já fizemos vários pratos bons, como o último que foi um prato que chamava Consomê de Abóbora com Tilápia Crocante, que levou o primeiro lugar disparado”.
Segundo Veritas, os participantes ficam mais unidos e dedicados após participarem do festival. “Muitos começaram a fazer salgados em casa, mas a maior vantagem é a mudança de dentro para fora. Ver a colaboração de um com o outro, a união deles, como ficam entusiasmados bem antes com o que vão fazer”.
Outro ponto que ela destacou foi o uso da abóbora como elemento principal dos pratos e prometeu surpreender a todos com a criatividade do prato escolhido este ano. “O uso da abóbora remete a uma tradição, assim como nos festivais da jabuticaba, queijo, pequi para outras cidades, a abóbora é a nossa tradição. Esse ano não será diferente, vamos usar a criatividade e fazer um bom prato”.
Além dos pratos, cada grupo participante fica responsável pela criação e execução da decoração das barracas.
Festival de Abóboras
A festa entrou para o calendário oficial do município em 2010, por meio da Lei 4.406, mas já acontecia, anteriormente, pela tradição. Predominantemente, o envolvimento com o festival se dá pelos idosos que integram os grupos de convivência e fortalecimento dos Centros de Referência da Assistência Social - Cras. Cada grupo desenvolve uma receita que tem, na abóbora, o ingrediente principal e, apesar da competição, os preparativos e a festa em si se dão de forma harmoniosa, em clima de descontração e amizade.
O festival reúne, todos os anos, pessoas de vários municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte - RMBH que prestigiam o evento e têm a oportunidade de conhecer, de perto, a ligação marcante entre a abóbora e a história da cidade.