A Escola de Futsal de Contagem, que funciona gratuitamente desde 2018, no Ginásio Califórnia (av. Francisco Firmo de Matos, 3 - Eldorado), está com inscrições abertas para uma nova turma para crianças de 8 a 11 anos. Interessados podem se dirigir ao local ou entrar em contato com a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude no telefone 3352-5464. Atualmente, a escola atende as categorias sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17, atendendo, assim, alunos dos 8 aos 17 anos.
Na opinião do coordenador do projeto, Luis Maculan, a escola ajuda no desenvolvimento do atleta, que se inscreve inicialmente para uma aula experimental. “Temos, desde o início, uma série de histórias e ciclos que iniciaram e vão seguindo. Alunos que, por exemplo, entraram no sub-13 e já estão no sub-15 ou sub-17. Hoje são 73 jovens conosco, que são coordenados por profissionais a fim de auxiliá-los nos fundamentos e no desenvolvimento dentro do futsal de nossa cidade”, destacou.
O projeto tem tido, inclusive, alta procura. “Em algumas categorias estamos com lista de espera. Por isso até pedimos aos pais e alunos que, querendo fazer parte do projeto, entrem em contato. Sempre tentaremos atender a demanda de interessados o mais rápido possível”, disse.
“O futsal é um esporte que o brasileiro gosta de praticar. No Ginásio Califórnia temos diversas categorias e nosso intuito é não apenas desenvolver, como competir. Certamente isso irá acontecer no futuro, como já acontece em outros esportes apoiados pela Prefeitura, como o caso da Ginástica de Trampolim”, enfatizou o secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Rubens Macedo.
Futsal além das quatro linhas
Além do desenvolvimento técnico, o futsal também tem feito a diferença na vida dos alunos. É o que contam os próprios atletas.
Juan Pablo de Almeida, 13, ressaltou outra vertente após iniciar no futsal. “O projeto é incrível, melhorou meu compromisso com a escola, com minhas obrigações, meus hábitos. Agradeço e parabenizo Contagem pelo aniversário e por proporcionar essa oportunidade para a gente”.
Já Christyan Mackeyth, 16, disse que o projeto tem ajudado em seu crescimento como pessoa e atleta. “Gosto de tudo, dos professores, da estrutura, dos amigos que fiz e sou apaixonado pelo futsal e por nossa cidade”.
Samuel Borges, 10, afirmou que gosta dos treinos e que tem aprendido e se desenvolvido fisicamente após iniciar no esporte e que isso o tem deixado feliz.
Serviço:
Projeto: Escola de Futsal de Contagem
Local: Poliesportivo Ginásio Califórnia
Inscrições: no local ou pelo telefone 3352-5469
Coordenador/Técnico: Prof. Luiz Maculan.
Estagiários: Iago Oliveira; Raquel Paier e Rafael Barcelos