Luíza Lopes, da Funec Inconfidentes, no lançamento de peso, e Júlia e Jéssica, do colégio Novos Tempos, no vôlei de praia, foram os destaques de Contagem nos jogos da Juventude, que acontecem em Aracaju, entre os dias 2 e 17 de setembro. A competição reúne atletas de todo o país, matriculados em escolas estaduais, municipais e particulares.
As atletas de Contagem ficaram em terceiro lugar em suas categorias. Luíza Lopes, campeã dos Jogos Escolares de Minas Gerais - Jemg, na modalidade lançamento de peso, destacou a experiência na competição nacional. “É algo incrível participar dos jogos. Já tinha ouvido muita gente falar da sensação, mas nunca havia participado. É algo muito diferente e nada melhor que voltar com uma medalha, suada, difícil. Há mais ou menos duas semanas estive participando do Campeonato Brasileiro Interclube e tinha conseguido ficar em quarto lugar, mas desta vez ganhei a medalha, fiquei em terceiro. Uma felicidade muito grande, uma emoção ímpar. Isso é fruto de muita dedicação nos treinos. É uma realização”, contou. O ouro ficou com a catarinense Camila Flach e a prata com a paulista Samanta Santos.
Sobre as próximas competições, ela disse estar focada em busca de outros bons resultados. “Teremos alguns torneios pela frente e vou sempre buscar melhorar. Diariamente tenho treinado forte para que os resultados aconteçam. Seja no sub-20 ou sub-23, brasileiro ou estadual, não há como não desejar sempre a busca por medalhas”, concluiu.
No vôlei de praia, a satisfação estava estampada no rosto da dupla Júlia e Jéssica. “É muito louco pensar que a melhor dupla é de Minas, onde não temos praia e temos que nos virar para treinar”, disse Júlia. “É um orgulho muito grande conseguir essa medalha, que é importante para nós e para a nossa escola”, completou Jéssica. A medalha de ouro acabou com a dupla paraibana Maria Clara e Raissa, que venceram as cariocas Ana Rita e Luíza na final. Júlia e Jéssica venceram as catarinenses Natália e Vitória.
Jogos da Juventude
A Confederação Brasileira de Atletismo - CBAt enviou dois treinadores observadores de talentos nos Jogos da Juventude: Roberta Braz, a Robertinha, e Pablo Ramon Domingos. O presidente do Conselho de Administração da CBAt, Wlamir Motta Campos, também acompanhou as disputas da competição de Aracaju.
Ao todo, foram inscritos na fase nacional 4.180 atletas com até 17 anos, de 1.856 escolas, que representaram todos os Estados do país e do Distrito Federal, em 16 modalidades. Somados com treinadores e oficiais, as 27 delegações levaram mais de 5 mil pessoas para a capital do Sergipe. Contando com árbitros, comitê organizador, comitê local, voluntários e outros contratados, são mais de 6 mil pessoas envolvidas no evento.
Os Jogos da Juventude são uma grande vitrine para os jovens esportistas mostrarem os seus valores. Antes mesmo do evento, cerca de dois milhões de atletas passaram por seletivas municipais e estaduais para estarem nessa etapa nacional do evento. Tradicional na revelação de talentos, passaram pela competição a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô; os mesatenistas Hugo Calderano e Bruna Takahashi; Darlan Romani, Paulo André e Rosângela Santos, todos do atletismo; os armadores Raulzinho e Tainá Paixão, do basquete; a nadadora Etiene Medeiros; e Haniel Langaro e Tamires Morena, do handebol.