Com o objetivo de treinar os diretores das Caixas Escolares de Contagem para Prestação de Contas, a Prefeitura realizou, nesta quarta-feira (14/9), por meio da Controladoria-Geral do Município, o curso de capacitação “Caixas Escolares: Prestação de Contas dos Servidores Públicos”, realizado na Escola Municipal Heitor Villa Lobos.
Participaram da capacitação 137 diretores de Caixas Escolares, em dois turnos, manhã e tarde. A qualificação para os diretores das Caixas Escolares é prevista no Plano Anual de Controle Interno - PAINT 2022.
As Caixas Escolares são organizações civis, com personalidade jurídica de direito privado, vinculadas às unidades escolares, com a função de administrar os recursos financeiros públicos transferidos pela Secretaria de Educação e destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino.
Na abertura do evento, a controladora-geral do Município, Nicolle Bleme, disse que o intuito do treinamento é prevenir e evitar problemas futuros passíveis de auditoria.
Dividida em duas partes, a capacitação foi realizada pela auditora-geral, Lilian Maria de Sá, a auditora de Controle Interno, Renata Mazzoni, e a assessora de Controle Interno, Larissa Borges.
Na primeira parte, a auditoria-geral falou sobre como utilizar os recursos públicos repassados para as Caixas Escolares, bem como a forma de comprovação das despesas e a prestação de contas, que visa demonstrar e verificar resultados, além de avaliar a execução do alcance das metas constantes no plano de trabalho, que é elaborado.
Já na segunda parte do curso, a corregedoria-geral Kátia Gorete apresentou a cartilha de conscientização e combate ao assédio moral e sexual no serviço público, abordando o que representa violação à dignidade da pessoa humana, assim como aos direitos fundamentais ao trabalho e à saúde.