A Prefeitura de Contagem realizou, nesta quinta-feira (22/9), mais uma reunião com representantes dos moradores do Condomínio Nosso Rancho - CNR e a empresa loteadora, a G5 Agropecuária, em busca de alternativas na condução da regularização fundiária da área.
A prefeita Marília Campos ouviu as partes envolvidas, bem como as propostas e sugestões e ressaltou que a reunião foi mais uma mostra de que o seu governo “vem mantendo o diálogo com as comunidades que possuem questões pendentes e se arrastam há décadas, principalmente, no que diz respeito à regularização fundiária como o caso deste loteamento e de outras comunidades”.
"Este processo do CNR, em que equipes da Prefeitura se debruçam e que está em andamento, implica em questão pública e ambiental, mobilidade, preservação da natureza, do patrimônio daqueles moradores, do título da moradia que almejam e de qualidade de vida”, ressaltou Marília.
Conforme avaliou a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mônica C. Bedê, o encontro significou mais um avanço no processo de regularização do loteamento particular, iniciada em 2019. “Considerando os aspectos urbanos, jurídicos e ambientais, o encontro foi bom, principalmente na perspectiva de conciliar as visões dos diversos agentes envolvidos”, disse Mônica Bedê.
Participaram do encontro na sede da Prefeitura, setores afins à regularização fundiária como a Transcon; secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Semad, de Obras e Serviços Urbanos - Semobs, de Desenvolvimento Urbano e Habitação - SMDUH; Administração Regional Vargem das Flores, dentre outras pastas; além da síndica do CNR, Lidiane Acácio, que esteve acompanhada do assessor jurídico, Rodrigo Avelar Antunes, e o representante da G5, Roberto Sartori.
Condomínio Nosso Rancho
O Nosso Rancho tem uma área de quase de três milhões de metros quadrados e se localiza na bacia de Vargem das Flores. O loteamento possui, aproximadamente, 100 nascentes catalogadas pela Semad que abastecem a segunda maior lagoa do município, a Lagoa Nosso Rancho, localizada dentro do condomínio, próxima ao Casarão da administração. Esta lagoa compõe o sistema de abastecimento de água do complexo do Rio Paraopeba, além de possuir também uma imensa porção da fauna e flora.
Criado há quase 30 anos, o condomínio possui 467 lotes, com mais de 200 famílias residentes na área. De acordo com o regimento interno do condomínio, as chácaras não podem ter área inferior a 2.500 metros e todas devem manter 20% da área com cobertura natural nativa, a título de Reserva Legal.
Clique e confira as fotos.