29 SET 2022
SAÚDE
Contagem alerta para cuidado com doenças cardiovasculares no Dia Mundial do Coração
Boa alimentação, atividade física e controles periódicos com o médico podem evitar problemas cardíacos

Neste Dia Mundial do Coração (29/09), Contagem alerta sobre a importância dos cuidados com as doenças cardíacas. Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, as doenças que acometem o coração e os vasos sanguíneos são a causa número um de mortes no mundo e podem atingir qualquer pessoa, em qualquer idade.

O sistema cardiovascular é composto por veias, vasos capilares, artérias e coração. O coração é responsável pelo bombeamento do sangue por todo o corpo humano, levando todos os elementos que mantém a vida, como oxigênio, sais minerais, água, glicose, proteínas, entre outros.

No entanto, alguns fatores de risco, como sedentarismo, obesidade, tabagismo, alcoolismo, sono desregulado, má alimentação e estresse podem ocasionar doenças cardíacas. Entre as mais comuns, destacam-se a hipertensão, insuficiência cardíaca, arritmia cardíaca, infarto e acidente vascular cerebral - AVC.

A médica cardiologista do SUS Contagem, Cláudia Sueli da Rocha, aponta algumas comorbidades que podem agravar os quadros cardíacos dos pacientes. “Diabetes, asma e doenças renais combinadas a uma hipertensão, por exemplo, podem agravar o caso desses pacientes. Por isso, é importante que os cuidados com o coração sejam uma rotina e que comecem desde o nascimento. A cada seis meses, o paciente deve procurar o seu médico e fazer um check up, exames de sangue e urina, além de evitar os fatores de risco”.

Uma vez diagnosticado com alguma doença cardiovascular, o paciente pode fazer o controle em uma Unidade Básica de Saúde - UBS, onde receberá medicações para controle de pressão, que não deve estar acima de 13/9. Caso tenha uma urgência cardíaca, o paciente deve se dirigir a uma Unidade de Pronto Atendimento - UPA, onde seguirão todos os protocolos universais para essas urgências.

A médica cardiologista também ressalta que os excessos e o sedentarismo são muito prejudiciais. “Os excessos de sal e açúcar são ruins para o bom funcionamento do corpo. Além disso, o corpo humano nasceu para movimentar, ele não pode ficar parado. Manter o corpo em dia, com atividades físicas e boa alimentação, reforça o sistema cardiovascular e evita doenças”.

Cláudia da Rocha ainda explica que o controle médico e uma vida saudável garantem que um paciente hipertenso possa voltar a ser normotenso (pressão 12/8). “Se a alta da pressão tem uma causa secundária, como alguns tumores, a chance de o paciente voltar a ser normotenso é grande. Para causas primárias, como tabagismo, sedentarismo e má alimentação não há cura, mas existe tratamento para controle dessas doenças”, diz a médica.

É importante ficar atento às emergências cardíacas que, além de muito recorrentes, são a principal causa de morte no país, segundo dados da OMS. Detectar os sinais e socorrer a pessoa nas primeiras seis horas, em uma UPA, é essencial para evitar sequelas, como paralisia, lesão cerebral, coma, perda cognitiva, disartria e dislalia, além de morte.

Identifique os sinais e sintomas em casos de infarto:

• Dores acima da cicatriz umbilical

• Falta de ar

• Dormência

• Cefaléia

• Mal-estar

• Hipotensão

• Náuseas e vômitos

• Dor no peito

Identifique os sinais e sintomas em casos de AVC:

• Sorriso: peça para a pessoa sorrir. Confira se um lado do rosto não se mexe

• Fala: peça a pessoa para falar ou cantar o trecho de uma música. Confira se as palavras então enroladas

• Movimento: peça a pessoa que levante os braços ou caminhe. Confira se ela cai para um lado ou não consegue se mexer

• Dores de cabeça, confusão mental e alteração de visão

Além de evitar os fatores de risco, fazer controle médico e manter os exames em dia, Cláudia Rocha ressalta o que considera ser uma das maiores formas de prevenção. “O mais importante na prevenção da saúde é a educação e a informação. A educação com respeito à ciência e de boa qualidade deve estar em todos os momentos da nossa vida. Viver é muito bom e viver com saúde é melhor ainda. A saúde e a educação devem sempre estar juntas, por isso, é tão importante a conscientização".
Autor: Estagiária Ana Cecília Araújo sob supervisão da jornalista Vanessa Trotta