Contagem está fazendo a busca ativa das usuárias do SUS, que estão com exames preventivos do câncer de mama ou do colo de útero em atraso. Os agentes comunitários de saúde – ACSs estão percorrendo as casas das mulheres que não compareceram à Unidade Básica de Saúde – UBS nos últimos três anos para orientar sobre a importância do cuidado com a saúde e agendar consulta para encaminhamento dos exames preventivos. A iniciativa integra a programação das ações do Outubro Rosa.
Além da busca ativa, a Secretaria Municipal de Saúde - SMS realizará o Dia D do Outubro Rosa no próximo sábado (22/10). Serão realizados coleta de exame citopatológico, agendamento de mamografia e teste rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs. Dessa maneira, as mulheres a partir dos 25 anos devem comparecer à UBS de referência para agendar um horário para realização do exame citopatológico.
Segundo a enfermeira da UBS Durval de Barros, Viviane Teixeira, com o período pandêmico, muitas mulheres deixaram de comparecer à unidade de saúde, portanto, a busca ativa torna-se ainda mais essencial. “A busca ativa está sendo realizada durante todo o ano, tentando agendar essas mulheres o máximo que conseguimos, para que elas possam retomar a prevenção. Nós sabemos que a mulher cuida de todos, mas acaba deixando o autocuidado de lado”.
Ainda de acordo com a enfermeira, para a busca ativa as unidades mapearam as mulheres que se encontram no quadro de atraso dos exames preventivos. “Nós temos uma lista das mulheres com a data da última vez que realizaram a prevenção. Essa lista foi entregue para cada ACS, para que eles possam ir na área de abrangência na busca dessas usuárias. Na visita o agente marca a consulta e orienta a paciente”.
A contagense Arádia Ramos, 45, que recebeu a visita da agente de saúde na terça-feira (18/10), contou que está muito feliz com a iniciativa, porque com as coisas corriqueiras do dia a dia, a saúde por muitas vezes passa despercebida. “Achei excelente essa ação, até porque muitas de nós, com o serviço do lar, acabam esquecendo, deixando para depois. Mas a saúde é prioridade. Então, temos que estar atentas. É um trabalho maravilhoso que as UBSs estão fazendo”.
No Sistema Único de Saúde – SUS, a mamografia é preconizada para mulheres entre 50 e 69 anos a cada dois anos, a depender do resultado do exame anterior. No caso das mulheres com parentes de primeiro grau com histórico de câncer de mama e/ou ovário, essa prevenção deve começar ainda mais cedo, a partir dos 35 anos. Além disso, também é ofertado às mulheres a partir dos 25 anos o preventivo citopatológico.
Dúvidas sobre exames, diagnósticos e tratamentos, também podem ser esclarecidas na UBS de referência.