Com o intuito de ampliar o acesso aos equipamentos culturais da cidade, a Prefeitura de Contagem realizou, nesta quarta-feira (26/10), mais uma "Noite Mineira de Museus e Bibliotecas”, na Casa dos Cacos, proporcionando a visitação do público até às 21h. Desta vez, além de um público diverso, três turmas de estudantes da Educação de Jovens e Adultos - EJA de Contagem participaram do evento, que começou às 18 horas.
A Noite Mineira de Museus e Bibliotecas consiste em uma visita guiada por um ponto de cultura da cidade, que acontece uma vez por mês, com a presença da Feira da Economia Solidária. Neste dia, o ponto de cultura fica aberto até mais tarde, dando oportunidade para as pessoas adquirirem conhecimento e possibilitando a visitação além do horário de costume.
“Aqui em Contagem sempre teve uma reivindicação de que os equipamentos culturais ficassem abertos até mais tarde. Então, estamos realizando este evento, pela segunda vez consecutiva, na Casa dos Cacos, que foi reaberta, recentemente, para que o público possa conhecer este espaço que é o ponto turístico mais importante da cidade. A participação da população é surpreendente, na última edição do projeto aqui, nós recebemos quase 500 pessoas”, destacou a secretária municipal de Cultura, Monique Pacheco.
“Agora, começamos a receber estudantes e professores de Contagem e o retorno que estamos tendo é o melhor possível. Aproveito para convidar diretores e diretoras de escolas para conhecerem essa parte de Contagem, que tanto nos orgulha e que está de volta, restaurada, pronta para receber cada pessoa que queira conhecer um pouco desse espaço”, ressaltou.
A professora Ilma Teixeira disse que foi muito gratificante voltar à Casa dos Cacos e ver que foi restaurada, mantendo viva a memória da cidade. “Depois de tanto tempo, é muito bom retornar e ver que está linda, pois ela é um pedacinho da história da cidade”, disse.
O arquiteto e bibliotecário, Fernando Inácio, contou que visitou a Casa dos Cacos durante uma excursão da escola na infância e que retornar, agora, foi uma experiência muito rica. “Esse local e outros equipamentos públicos históricos criam uma relação de pertencimento à cidade que é muito legal. Eu dou muito valor ao patrimônio histórico e artístico e ver a Casa de Cacos restaurada e preservada me dá muita alegria e esperança, porque cuidar da nossa história também é cuidar da nossa gente”, elogiou.
Fotos: Adriana Borges/PMC
O lanterneiro e pintor, estudante da EJA, Breno Carlos, disse que ter a oportunidade de rever a Casa dos Cacos, que ele conheceu na infância, foi muito bacana. “Quando eu cheguei aqui, imediatamente, me veio à memória as coisas que eu tinha achado mais interessantes, quando eu era criança. Tudo é feito de cacos de louças até o papel higiênico no banheiro. É um lugar muito diferente e raro, que fica marcado na nossa memória”, disse.
A Casa dos Cacos foi reinaugurada no dia 27 de agosto de 2022, após cerca de 17 anos fechada. Sua reabertura se deu em comemoração ao aniversário de 111 anos de Contagem.
Visitação
A Casa dos Cacos está aberta de terça-feira a sábado, das 9h às 17h. Aos domingos, as visitas acontecem das 9h às 13h. A visitação, para grupos maiores, como escolas, precisa ser agendada pelo telefone 3352-5323.