A Prefeitura de Contagem está finalizando a primeira etapa do Asfalto Novo, programa que está revitalizando ruas e avenidas do município. A primeira etapa contemplou 52 km de vias, entre elas a avenida Vila Rica, localizada no bairro Parque Industrial, Regional Riacho.
O programa funciona em duas frentes, na primeira as avenidas e ruas, antes de receberem a nova malha asfáltica, passam por um estudo de identificação dos problemas estruturais existentes. A segunda frente é a resolução dos problemas encontrados. Somente depois de sanados todos os problemas, passa-se para a terceira frente: a pavimentação da avenida/rua. Todas as vias contempladas na primeira etapa do Projeto Asfalto Novo passaram por esse estudo.
Na av. Vila Rica, o problema estrutural encontrado foi a falta das bocas-de-lobo. Elas foram estrategicamente instaladas na via para a coleta das águas pluviais que, após a colocação das sarjetas, terão o destino correto e não causarão mais danos ao asfalto, nem alagamentos.
As duas primeiras etapas, estudos e colocação das bocas-de-lobo, foram finalizadas no dia 10/11/22. Com uma equipe de aproximadamente 29 pessoas, a fase de implantação da nova pavimentação começou a ser feita no dia 17/11 e tem previsão de término na próxima quinta-feira (1º/12).
O asfalto de toda a avenida está sendo revitalizado. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos - Semobs, responsável pela intervenção, a obra é importante porque “reduz o custo econômico a longo prazo, já que evita gastos com manutenção e tapa buracos”. Além disso, “a ação traz conforto aos moradores, podemos perceber isso nas avenidas e ruas que já receberam a revitalização”.
A inclusão da avenida Vila Rica no Programa Asfalto Novo foi muito solicitada pelos moradores na Regional Riacho.
Obras entregues
A revitalização do asfalto das avenidas Colúmbia, Marte e Centauro e das ruas Humberto de Moro, Rio Comprido e Frei Henrique Soares já foram finalizadas. Essas ações fazem parte do investimento de um bilhão de reais em obras e manutenções que serão realizadas em três anos pela Prefeitura.
Durante a execução da revitalização das vias, a Prefeitura conta com o apoio dos moradores do entorno para não estacionarem os veículos nas ruas em execução; respeitar as sinalizações, sobretudo, de velocidade reduzida, para preservar a segurança de trabalhadores e transeuntes; e não molhar as ruas em processo de pavimentação, para garantir a durabilidade do novo piso.
* Com colaboração da estagiária Lu Pataca.