No Novembro Azul, mês da saúde do homem, a Secretaria Municipal de Saúde, integrando a continuidade ao Plano de Enfrentamento à Sífilis, realizou nesta quarta-feira (23/11), uma ação de conscientização na praça Irmã Maria Paula, no Distrito Sanitário Petrolândia.
A ação voltada à saúde do homem também foi aberta à população local. O objetivo principal é incentivar a promoção da saúde, o cuidado com as infecções sexualmente transmissíveis - ISTs e também a prevenção do câncer de próstata. Para fazer os exames, basta apresentar um documento de identificação com foto.
A médica do Distrito Petrolândia, Caroline Almeida, explicou a dinâmica do evento. “É uma ação mista, estamos chamando as pessoas para conscientizar em relação às ISTs, fazendo a testagem rápida de HIV, hepatite B e C, além da sífilis. Fazemos também aferição de pressão e glicemia de jejum. Conversamos sobre os exames periódicos que precisam ser feitos, principalmente com os idosos. A gente chama atenção, puxa um pouquinho a orelha dos pacientes que já são hipertensos, por exemplo, e não estão fazendo controle.”
Devido ao aumento de casos no município, a Secretaria Municipal de Saúde - SMS tem agido no combate às ISTs, principalmente, a sífilis. Vale lembrar que todas as Unidades Básicas de Saúde - UBSs têm a disponibilidade dos testes rápidos. O atendimento é porta aberta e não precisa de agendamento. Basta procurar a equipe de atendimento e falar que tem a necessidade de realização de teste rápido. O SUS também oferece tratamento para toda a população diagnosticada.
A diretora do Distrito Petrolândia, Lívia Napoli, explicou a importância da conscientização. “A gente vê uma dificuldade em relação à saúde do homem, dele aceitar fazer o teste e de ter adesão ao tratamento. Por isso a ação, para que eles se conscientizem que essa é uma doença que circula na nossa população, que é preciso identificar quem está com essa doença e fazer o tratamento. Além disso, conscientizar também sobre o câncer de próstata, sobre os cuidados com a saúde e com as doenças crônicas.”
A enfermeira do Distrito Petrolândia, Sirleia Neves, acompanhou os estagiários de enfermagem da Faculdade Pitágoras, que estavam auxiliando no atendimento. “Muitas vezes as pessoas têm dificuldade de ir a uma UBS para fazer o teste. Aqui a gente pode oferecer esse atendimento de uma forma mais prática. A pessoa passa pela rua, vê o movimento e outras pessoas fazendo, acaba se animando a fazer o teste também. É uma acessibilidade maior aos usuários porque muitos não sabem que alguns tipos de exame podem ter um resultado em torno de 10 a 15 minutos”.
Adriana Rezende, que realizou o teste na praça, diz que achou muito bom. “É muito bacana. Fiz o teste rápido e graças a Deus deu tudo negativo. Aconselho que todas as pessoas façam. Foi mais fácil para mim aqui. Eu estava na rua, vi o pessoal da coleta e vim fazer”.
Clique aqui e confira as fotos.