O mês de novembro, dedicado à Consciência Negra, será encerrado com uma importante celebração na Comunidade dos Arturos. No próximo domingo (27/11), os Arturos promoverão o 3º Festejoando de Zumbi a Arthur, festa dedicada à Consciência Negra e que, em 2022, comemora 500 anos de Zumbi dos Palmares e 130 da própria comunidade quilombola.
“Esse evento foi criado há cinco anos, mas devido à pandemia, ficamos sem realizá-la por duas vezes. É um evento que comemoramos a Consciência Negra, de Zumbi, um líder, e também Arthur, criador e líder desta comunidade”, contou Jorge Antônio dos Santos, mestre de Cultura Popular e diretor social de Nossa Senhora do Rosário da Comunidade Quilombola dos Arturos de Contagem.
Neste dia, explica Jorge, haverá uma série de apresentações e comercialização de bebidas e comidas típicas, principalmente a feijoada. “Esse prato é típico do povo negro, resistente à escravidão e, hoje, é um dos mais conhecidos no país, em especial, em Minas Gerais”, disse. “Também teremos outras barraquinhas, com comidas, bebidas, artesanatos e grupos artísticos”, completou.
Confira, abaixo, a programação do “Festejoando de Zumbi a Artur”:
10h - Início do evento
11h - Apresentação com o projeto Samba Raiz
12h - Início do almoço- Feijoada dos Arturos (venda a R$15,00)
13h - Apresentação Tambores da AMOMP
14h - Apresentação Bloco Batucarte
15h - Batuque dos Arturos
16h - Arturos Filhos de Zambi
17h - Grupo Di Bantu
20h - Encerramento do Evento
Contato: (31) 99718-6527
Insta: https://www.instagram.com/quilombo.dos.arturos/
Face:https://www.facebook.com/Comunidadequilomboladosarturos/