Nesta quarta–feira (23/11), profissionais da rede de Educação e servidores da Saúde participaram do encontro “Articulação no Território: Planejamento de Ações em parceria entre Saúde e Educação”. O debate, realizado no auditório da E. M. Carlos Drummond de Andrade, teve como intenção proporcionar um espaço de discussão sobre saúde no âmbito de crianças e adolescentes, tendo como foco a integração do papel da rede municipal nesse sentido.
O encontro contou com a participação de gerentes das Unidades Básicas de Saúde – UBSs do Distrito Sanitário Riacho e referências técnicas da Secretaria Municipal de Saúde - SMS, articuladores da rede educacional, dirigentes escolares, pedagogos, psicólogos e assessores que prestam acompanhamentos pedagógicos.
Segundo a diretora do Distrito Sanitário Riacho, Carolina Castro Menicucci Grossi, a intenção do encontro foi criar vínculo para que todos os diretores e articuladores educacionais presentes passassem a conhecer a gerência das UBSs do distrito, a fim de aproximar ambos os setores, visando a criação de novas ações desempenhadas para a contínua promoção de saúde e bem–estar dessa população. “A estratégia de saúde da família acontece em todas as UBSs da Regional Riacho, em seus territórios e dentro desses territórios. Nós temos as escolas, portanto, estamos trabalhando com os estudantes, que são responsabilidades também da Saúde. O mais importante é a promoção da saúde, sendo assim, essa articulação entre os dois setores é muito significativo para que possamos melhorar a saúde dessa população, visando promover uma melhoria na qualidade de vida. Essa ação também vem para a direção educacional, para discutirmos as questões de saúde que precisam ser trabalhadas, como em casos de estudantes que precisam de uma atenção especial, para que elas se sintam acolhidas e amparadas pelas UBSs do distrito”, ressaltou.
A articuladora da regional Riacho e professora da escola Carlos Drummond de Andrade, Keila Valadares Fagundes, destaca que o encontro foi fundamental para o esclarecimento de dúvidas e para a criação do espaço de debate e aproximação entre a rede de saúde e educacional. “Posso dizer que tem sido um momento fantástico de debate, devido a essa troca de informações, essa parceria e elo estabelecido aqui hoje, que tem sido e será muito importante para a realização de um trabalho de maior qualidade e mais eficaz para nossas crianças e adolescentes aqui do distrito Riacho,” relata.
A psicóloga e referência técnica da Regional Riacho, Laura Soares Castro, ressalta que esse encontro tem sido muito significativo, visto que, as discussões realizadas ali são de muita importância. “A proposta desse encontro é de estreitar os vínculos entre os profissionais da saúde e educação, visando ampliar e qualificar as ações que são voltadas para os usuários da região, principalmente, as crianças, para que essas ações sejam mais efetivas e mais resolutivas também”, destacou.
Durante o encontro foram debatidos sobre manejos e cuidados em relação à linha de cuidados, bem como a contínua promoção de saúde para com crianças e adolescentes, promoção de saúde dentro dos ambientes educacionais, bem–estar físico e mental, importância do cuidado da saúde de maneira expansiva de forma que abranja também o contexto familiar, acolhimento extramuro da equipe técnica das UBSs, dentre outros assuntos.