Na manhã desta quinta-feira (1º/12), o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 se reuniu remotamente para tratar das medidas de prevenção ao avanço da doença em Contagem. O encontro, conduzido pelo vice-prefeito Ricardo Faria, contou com a participação de empresários, comerciantes, líderes religiosos, representantes da Câmara Municipal, Ministério Público, universidades, além de gestores do poder público.
Segundo o vice-prefeito, a reunião teve o objetivo de socializar o cenário do aumento de casos de Covid-19 no município e a baixa cobertura vacinal da população com a segunda dose de reforço. "Essa é uma reunião de conscientização, um pacto pela vida. Estamos dialogando e construindo estratégias com o setor produtivo e também com segmentos importantes da sociedade, que têm base social, para trazer as melhores e acertadas decisões de combate ao avanço da Covid-19”, frisou.
Durante a reunião, o secretário municipal de Saúde, Fabrício Simões, apresentou os indicadores epidemiológicos da doença na cidade e os dados da vacinação. Atualmente, a cobertura vacinal da população elegível com o esquema completo está em 89%, com o primeiro reforço 71% e segundo reforço 48%. Já os casos notificados de Covid-19 aumentaram em quase 300% na última semana, registrando três óbitos nos meses de outubro e novembro. “A gente constrói um município forte quando escuta todos os segmentos. A ideia aqui é a prevenção, pensando em estratégias para não tomar nenhuma medida drástica. A vacinação é o caminho”, ressaltou.
Foto print: equipe SMS/PMC
O vice-prefeito destacou, ainda, que o governo vem traçando diversas estratégias para aumentar a cobertura vacinal e a proteção da população, reforçando a importância do trabalho conjunto com as categorias para manter o enfrentamento da doença no município. “Estamos avaliando ainda internamente o uso obrigatório de máscara em prédios públicos e intensificando a vacinação para outros locais além das unidades de saúde. Precisamos desta conscientização e soma de esforços de todos”, disse.
Algumas das estratégias que já estão em vigor são o posto de vacinação do Big Shopping, que está funcionando mediante distribuição de senhas, de segunda a sexta-feira, das 15h às 21h, e o “Carro da Vacina”, que está percorrendo algumas programações do Natal de Luz na cidade.