A Prefeita Marília Campos reuniu em seu gabinete, na tarde desta quarta-feira (30/11), representantes de forças de segurança e secretarias municipais para debater e propor soluções para combater as situações de violência em escolas do município e, em especial, os casos recentes ocorridos nas escolas municipais Professora Maria Martins “Mariinha” e José Silvino Diniz, localizadas na Regional Petrolândia.
“Vamos fortalecer o sistema de proteção das escolas e trabalhar de forma integrada para assegurar o pleno funcionamento das escolas municipais, com segurança e responsabilidade”, afirmou Marília.
O encontro contou com representantes da Defensoria Pública de Minas Gerais, Ministério Público de Minas Gerais, Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Civil, Procuradoria-Geral de Contagem e secretarias municipais.
A delegada regional da Polícia Civil, Elisa Moura, destacou a evolução nas investigações e o combate aos ataques de violência nas escolas. “As forças de segurança em Contagem já estão trabalhando para cercear qualquer tipo de situação”, disse.
A representante do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Ana Paula Dornellas, afirmou a abertura imediata de processo administrativo para “apurar essa onde de violência” e definir as “medidas que temos que tomar para evitar que atos como esses voltem a acontecer”.
Quando a atual gestão assumiu, em 2021, não havia contrato ativo para monitoramento por vídeo das escolas. A Prefeitura, então, teve de iniciar um processo de licitação para contratação do serviço de videomonitoramento. O processo foi concluído agora, com a assinatura do contrato, na terça-feira (29/11). A previsão é de 15 dias para iniciar a instalação do sistema, no qual foram investidos R$ 5 milhões.
Diálogo com a comunidade escolar
Para ouvir e construir uma ação efetiva de segurança nas escolas, a equipe da Secretaria de Educação se reuniu com a comunidade escolar da Escola Municipal José Silvino Diniz, no bairro Solar do Madeira, na manhã desta quinta-feira (1/12).
Foi agendada uma nova reunião entre os professores e o Sind-Ute, a ser realizada na manhã desta sexta-feira (2/12), a fim de definir o andamento das atividades até o fim do ano letivo, se seguirá presencial ou remoto.
No próximo sábado (3/12) o encontro será com a comunidade da Escola Municipal Professora Maria Martins “Mariinha”, no bairro Tropical.