Com a entrada do período chuvoso, as intervenções, executadas pela Prefeitura de Contagem por meio da Subsecretaria de Manutenção, estão focadas em sanar ou evitar problemas que podem ser causados pelo grande volume de água pluvial. É o caso da avenida José Cavaline, no bairro Cinco, Regional Eldorado, que está recebendo uma nova rede de drenagem. No local, ocorreu um processo de erosão.
As equipes de manutenção atuaram no fechamento do buraco e também em um complemento importante, que foi o aumento do dimensionamento da rede de drenagem. De acordo com o engenheiro fiscal João Bahia, foi encontrada uma solução técnica para solucionar o problema. “Tivemos que fazer uma intervenção paliativa para corrigir a erosão e evitar que aconteçam novos casos, até que se faça uma obra, que, aliás, já está prevista para entrar em licitação – está na fase de planejamento e projetos”, explicou.
Segundo o engenheiro, a Prefeitura havia feito, no passado, uma manutenção no local, colocando tubulações até o corpo do talude. “Porém, com as chuvas de novembro, algumas pedras no corpo do talude desceram e entupiram a tubulação, acontecendo um refluxo que danificou a rede e provocou a erosão. Resolvemos o problema abrindo a rede, consertamos a manilha e agora, acredito, que o problema tenha sido solucionado”, informou.
O engenheiro também deu detalhes do projeto que está sendo executado pela Secretaria de Obras e Manutenção Urbana - Semobs. “O projeto para a obra que será executada prevê o aumento da capacidade da rede. Atualmente, a rede implantada no local é de 600 mm e será feita a substituição por uma maior, de 800 mm. Também faremos a extensão desta rede até chegar no corpo do talude, além da recomposição dele, projetando contenções com vegetação para que a encosta fique protegida”, disse.
A Prefeitura realiza o monitoramento da região, em parceria com a Semobs e a Defesa Civil de Contagem, a fim de antecipar as situações de risco e atuar prontamente, tanto para atender as eventuais emergências quanto para prevenir danos.