O Movimento Nacional dos Direitos Humanos em Minas Gerais - MNDH/MG realizou, neste sábado (10/12), a entrega de homenagens a defensores e defensoras dos direitos humanos que foram destaques em 2022, durante o Encontro da Rede Estadual de Direitos Humanos, realizado em Belo Horizonte, na Faculdade de Direito Dom Helder Câmara. A prefeita de Contagem, Marília Campos, foi uma das homenageadas por sua luta e trajetória na defesa dos Direitos Humanos.
Marília recebeu a homenagem das mãos do articulador do Movimento Nacional de Direitos Humanos e assessor jurídico da Secretaria Municipal de Cultura de Contagem, Terramar Alves Luz. Ela foi premiada na categoria de Organização da Classe Trabalhadora, com o título de “Amiga do Movimento Nacional dos Direitos Humanos Minas Gerais” em reconhecimento ao seu compromisso, ao longo de toda a sua carreira política, como defensora e promotora dos direitos humanos, como uma prioridade na sua agenda de trabalho.
A prefeita agradeceu o reconhecimento por sua trajetória, enaltecendo e agradecendo a todos que participaram junto com ela de tantas lutas. “Este título não pertence apenas à minha pessoa, eu incluo todos que fizeram parte desta caminhada. Eu quero agradecer e dizer que continuamos, juntos, na luta diária. Contem comigo”, afirmou.
Encontro
O encontro aconteceu nos dias 9 e 10 de dezembro para celebrar os 74 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e analisar o cenário atual e futuro do país. O sábado (10/12), foi dedicado à celebração e aprovação da Carta-Manifesto, escrita durante o encontro, que atualiza a agenda de lutas no campo dos direitos humanos para o próximo quadriênio.
Com uma vasta programação, o evento contou com momentos de trabalho, troca de saberes e intervenções culturais. Mais de 60 entidades representativas participaram, entre elas Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Movimento dos Sem Terra - MST, representantes de povos indígenas, quilombolas, da comunidade LGBTQIAP+, entre outras.
O evento teve a colaboração dos articuladores e articuladoras do MNDH/MG e tem apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania; Conselho Regional de Psicologia - CRP-MG; Sindicato dos Trabalhadores Ativos, Aposentados e Pensionistas do Serviço Público Federal do Estado de Minas Gerais - Sindsep-MG; do Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais - Cress-MG, com apoio da Cáritas Brasileira regional Minas Gerais.
Clique aqui e confira a galeria de fotos.