O mês de janeiro está recheado de atrações culturais para os contagenses. A cidade segue com uma programação do Natal de Luz, até domingo (8/1), proporcionando mais tempo à população para visitar, conhecer e fotografar os cenários criados para a data festiva.
Um dos destaques da programação deste mês é show gratuito de Gustavo Figueiredo, dia 15 de janeiro, no parque Fernão Dias (rua Rio Comprido, 4655), às 11h. Ao lado de Kadu Vianna e Marcelo Dai, o artista vai presentear o público com um show de jazz instrumental contemporâneo. A apresentação, que acontece ao ar livre, em meio à natureza, é um dos projetos contemplados pelo edital Movimenta Cultura, do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem - FMIC. Com cerca de uma hora e vinte minutos, o show propicia um clima alto-astral, envolvente e elegante a base da sonoridade jazzística. O repertório é composto por canções que fazem parte do disco “Antes do fim”, além de releituras de clássicos de Gilberto Gil, Dominguinhos e Djavan.
O parque Fernão Dias também será palco da primeira Colônia de Férias promovida pela Prefeitura. Serão diversas atrações diárias, entre os dias 16 e 27 de janeiro, monitoradas por 18 professores credenciados. As atividades vão acontecer das 13 às 17h e as inscrições foram encerradas tão logo as vagas foram preenchidas. No local haverá a presença da feira da Economia Solidária.
O Cineclube também retorna às atividades neste mês. Entre 25 e 31 de janeiro, sempre às 14h, no auditório da Prefeitura, uma série de filmes serão exibidos. Os títulos dos filmes, que são sempre comentados após terminarem, serão divulgados próximo às datas, no site da Prefeitura de Contagem.
Exposições
As exposições estão sempre presentes na programação da cidade, promovendo a cultura e os artistas locais. Até o fim do mês, quatro exposições estão abertas para visitação, de forma gratuita e classificação livre.
No Centro Cultural - Casa Amarela, a exposição “Nossas Histórias”, traz objetos de Tião Campos. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Na Casa da Cultura Nair Mendes Moreira – Museu Histórico de Contagem, “Será que o hexa vem”, de Alexandre Jr., faz a contagem regressiva para o hexacampeonato de futebol. Cenas entre 2002 e 2022 são retratadas em pinturas no salão de entrada do museu, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
No parque Fernão Dias, de terça a domingo, das 8h às 17h, o público poderá ver de perto 20 fotografias premiadas no edital Movimenta Imagens 2021. A exposição “Revelando Contagem” traz uma série de cenas captadas que contam um pouco da história da cidade. Por fim, o casarão do parque Gentil Diniz está com a exposição “Violalumiada”, do artista Ayan Ubrais Barco. A visitação ao local é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Confira todas as atrações de janeiro aqui! https://www.portal.contagem.mg.gov.br/arquivos/guia_acontece_janeiro_2023_versao_online_05113250.pdf