A Prefeitura de Contagem está realizando, nas últimas semanas, uma ação integrada de requalificação dos canteiros centrais das avenidas Cantagalo e Rio São Francisco, no bairro Novo Riacho, impactados pelo descarte inadequado de resíduos sólidos pela população. As intervenções estão sendo conduzidas pelas secretarias de Obras e Serviços Urbanos - Semobs e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Semad, com o apoio da Administração Regional Riacho, e a parceria de representantes do comércio e comunidade local.
Segundo a diretora de Saneamento da Subsecretaria de Limpeza Urbana, Nilma Souza, o descarte de resíduos sólidos gerados pelos moradores e comerciantes devem seguir e atender a lei municipal n.º 188/2014. “Os resíduos devem ser dispostos em lixeiras adequadas e/ou devidamente embalados na calçada, em frente à residência e/ou comércio, facilitando assim a logística pelos agentes de limpeza, evitando acidentes aos profissionais da limpeza urbana”.
Nilma ainda explicou que essa ação integra o Projeto “Ponto Limpo, Ponto Verde”, que faz parte do Programa Contagem Mais Limpa. “O programa tem como uma dos princípios, fazer a associação de medidas de limpeza urbana e meio ambiente, por meio da mobilização social, fiscalização, remoção de resíduos e plantio de espécies arbóreas e arbustivas, ressignificando o local de descarte irregular e envolvendo a população na gestão compartilhada dos resíduos e cuidados com a cidade”, afirmou.
Para a diretora, é importante ressaltar para a população, comerciantes locais e itinerantes, que os canteiros centrais devem cumprir as funções paisagística e de mobilidade urbana e o descarte de resíduos sólidos nestes locais, além de descumprir a lei municipal n.º 188/2014, que define a Política e Diretrizes de Limpeza Urbana em Contagem, comprometem as questões sanitárias e ambientais.
“O descarte irregular desses resíduos, podem ocasionar problemas de entupimento do sistema de drenagem pluvial, causando alagamentos e inundações nos períodos chuvosos e problemas com zoonoses”, informou.
Conforme a diretora de Arborização, Érika Henriques, além da limpeza e retirada dos resíduos do canteiro, houve no local o plantio de mudas para ajudar na requalificação do local e melhorar o paisagismo. “Esperamos que com a realização desses plantios, a população veja como o local está limpo, bonito e arborizado e seja inibida de fazer esse descarte irregular e, assim, acabar com o trabalho realizado nos canteiros", finalizou.
Para mais informações sobre as localidades atendidas pelo de serviço de coleta convencional e sua frequência diária (de segunda a sábado), e período (manhã, tarde ou noite), e também da coleta seletiva no bairro (atendido nas quartas-feiras após às 7h), além de sugestões e denúncias, basta entrar em contato pelo telefone 0800-2831225 e ou e-mail limpeza.urbana@contagem.mg.gov.br.