O período de chuvas continua e com ele o trabalho da Defesa Civil para garantir mais segurança aos cidadãos de Contagem, especialmente aqueles que residem em áreas de risco. Somente na última semana, quase 50 Registros de Ocorrência - ROs foram atendidos nas principais regiões de risco hidrológico e geológico do município.
Segundo informações da Defesa Civil, divulgadas na reunião do Comitê Gestor de Áreas de Risco - CGAR, realizada na quinta-feira (12/1), foram abertos 137 novas ocorrências, dos quais 47 já foram resolvidos. Os que permanecem em aberto estão sendo analisados para receberem o atendimento.
A Defesa Civil segue realizando o monitoramento constante das áreas de risco, com orientações e atendimento aos munícipes atingidos. Segundo informações do coordenador da Defesa Civil, Renato Silva, as equipes da instituição têm atuado dia e noite para garantir o atendimento aos moradores. “Seguindo uma solicitação da Secretaria de Defesa Social, dividimos nosso quadro efetivo em quatro equipes para que durante o período de chuvas, possamos oferecer auxílio durante as 24 horas do dia. Não há uma hora, durante o dia ou durante a noite, em que não tenha pessoas da equipe da Defesa Civil trabalhando”.
Alerta Meteorológico para os próximos dias
Segundo informações disponibilizadas pela equipe metereológica da Defesa Civil, a cidade de Contagem permanece em alerta laranja para riscos hidrológicos e geológicos, devido ao volume de chuva registrado na última semana.
De 5 a 11 de janeiro, as maiores precipitações de chuvas foram registradas na região do Eldorado, com 232,8 mm. Já a região de Vargem das Flores apresentou menor registro de acumulação, com 97,08mm.
Para esta quinta (12/1) e sexta-feira (13/1), a tendência é que Contagem registre entre 50mm e 70mm de precipitação acumulada. Durante a próxima semana, a previsão é de chuva todos os dias, com precipitação média de 15mm por dia até domingo (15/1).
A recomendação é de que os moradores se atentem aos alertas dados pela Defesa Civil e às previsões meteorológicas, além de evitar o trânsito em áreas indicadas com risco de alagamentos.
Em caso de emergência ligue 199.